Santa Bárbara d´Oeste

Cetesb emite licença de instalação para área ampliada do Aterro Municipal de S.Bárbara


A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), órgão vinculado ao Governo do Estado de São Paulo, emitiu a licença de instalação para a nova área de ampliação do Aterro Sanitário Municipal, estrutura vinculada à Secretaria de Meio Ambiente de Santa Bárbara d’Oeste. Com o recebimento da licença, a Secretaria poderá dar início à preparação do local para receber depósito de resíduos, como a impermeabilização do fundo da área e os drenos de gases e chorume.

 

A nova área deverá dar uma sobrevida de aproximadamente 2 anos ao Aterro. Além da ampliação da vida útil, o aterro terá a sua área de operação ampliada em 15%, saindo de 70 mil metros quadrados para 82 mil quadrados metros. Após o início da operação nessa nova área, a Secretaria iniciará os tramites para outra ampliação, também dentro dos limites do espaço.

 

Para liberação do novo espaço, serão necessárias três licenças, duas delas já emitidas –  a licença prévia e a de instalação, restando apenas a licença de operação. “Essa licença é a segunda de três delas. Isso tudo é importante para que tenhamos área dentro do Aterro Sanitário para disposição de maneira adequada do lixo gerado no Município. Precavendo qualquer ocorrência ou contratempo, também estamos preparando a licitação para a contratação da destinação dos resíduos para um aterro particular”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Cleber Canteiro.

 

Índice de Qualidade

 

O Aterro teve seu índice de qualidade ampliado pela Cetesb. No relatório do Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos (IQR), divulgado no ano passado, o aterro barbarense subiu para 7,5 pontos em 2014 ante 7,1 pontos registrados em 2013. A nota foi obtida mediante informações coletadas em inspeções realizadas por técnicos da Cetesb, sendo processadas a partir da aplicação de questionários e avaliações de características técnicas, estruturais e operacionais do Aterro Sanitário barbarense, classificado como “adequado” pelo órgão.

 

Coleta ampliada

 

A Administração Municipal ampliou o trabalho da coleta de lixo comum e de descartáveis. Desde 2013, o volume de material reciclável coletado na cidade aumentou cinco vezes aproximadamente. De janeiro a julho de 2016 foram recolhidas 245 toneladas de lixo reciclável. O material é encaminhado à Cooperativa Recicoplast.

 

Eco Drive Thru

 

Santa Bárbara d´Oeste conta agora com contêiner “Eco Drive Thru” da coleta seletiva recebido do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos). Os munícipes podem contar com dois pontos de descartes ativo na Avenida Santa Bárbara e na Avenida Corifeu de Azevedo Marques, esquina com Rua General Câmara. Outra unidade será instalada no Centro, na esquina da Rua Joaquim de Oliveira com Rua Duque de Caxias.

 

Para utilizar, basta o munícipe encostar o carro e descartar o material reciclável separado: papel, vidro, plástico e metal, em um sistema “drive thru”, ecologicamente correto. Os novos pontos de descarte ativos integram, junto com os 50 iglus espalhados pela cidade, a coleta seletiva do município. Além disso, dois caminhões recolhem o material reciclável nas residências todos os dias.

 

 

Foto: Marcel Carloni

 

Assessoria de Imprensa

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br