24Horas Santa Bárbara d´Oeste

Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil, da Fundação Romi, torna-se escola regular a partir deste ano

Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil, da Fundação Romi, torna-se escola regular a partir deste ano

Instituição, em parceria com a Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste, oferecerá ensino integral a crianças de três a cinco anos de idade do município

Incentivar a autonomia das crianças, fazê-las assumir responsabilidades e aprender a conviver em grupo. Essas são algumas das propostas do CEDIN (Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil), a nova escola de Educação Infantil da Fundação Romi, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d´Oeste. Desde 2010, o CEDIN funcionava como um projeto de educação complementar ao ensino regular oferecido pela rede municipal, mas a partir de 2014 passará a ser uma escola formal em tempo integral para crianças de quatro a cinco anos de idade de Santa Bárbara.

cedinNo CEDIN, a criança é vista como protagonista na construção do conhecimento, capaz de expressar seus desejos, vontades, conflitos e sua sede em descobrir e interpretar o mundo. “Nosso projeto pedagógico privilegia o aprendizado de forma prazerosa, através de atividades que se integram e desenvolvem o conhecimento de forma ampla, do concreto ao abstrato emocional”, destaca a coordenadora pedagógica da Fundação Romi, Luciana Bueno Bruscagin.

Com o objetivo estimular a autonomia das crianças, no momento das refeições, por exemplo, elas mesmas se servem e depois das brincadeiras têm que organizar os brinquedos. Durante as atividades, os participantes são incentivados a fazer escolhas, assumir pequenas responsabilidades, expressar os próprios sentimentos e a encontrar formas de manifestar suas ações.

Os pais são grandes aliados neste processo e, por isso, há um grande esforço para inseri-los na vida educacional de seus filhos, por meio de atividades e da organização de grupos de apoio.

O CEDIN conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara, que é responsável pela escolha dos alunos e, também, participa com parte da equipe pedagógica, educadores, estagiários, transporte e alimentação das crianças. “Acreditamos na proposta do CEDIN, que tem como foco a aprendizagem significativa, humanística, afetiva e com valores sólidos”, ressalta a Secretária de Educação do município, Tânia Mara da Silva. Para abranger todas as áreas do conhecimento do ensino regular, houve a ampliação do quadro de professores para as atividades de 2014.

Neste ano, as aulas do CEDIN começam no dia 03 de fevereiro, a primeira semana terá atividades lúdicas de integração com os outros alunos, professores e o novo ambiente.

A Fundação Romi está localizada na Avenida Monte Castelo, 1095, no Jardim Primavera, em Santa Bárbara d´Oeste. Para mais informações, entre em contato pelos telefones 3499-1556 e 3499-1553.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br