Centro de Especialidades recebe o Dia D do Julho Verde neste sábado

O Centro Médico de Especialidades recebe neste sábado (29) o Dia D do movimento Julho Verde, que consiste em uma série de ações para a prevenção e diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço. As ações gratuitas e abertas à população barbarense terão início às 8 horas e farão parte do “Sábado Saúde” – iniciativa realizada todo último sábado do mês pela Prefeitura.

Durante o evento serão realizados diversos atendimentos e orientações por meio do Programa Saúde sem Tabaco, Núcleo AD (Álcool e Drogas), AA (Alcoólicos Anônimos), Saúde Bucal, Setor de Nutrição, Rede Feminina de Combate ao Câncer e AMDIC (Ambulatório Médico de Doenças Infecto Contagiosas). O Centro Médico está localizado na Rua Graça Martins, 45, no Centro.

“Mais uma vez destacamos a importância da adoção de cuidados regulares com a saúde, por meio da prevenção e detecção precoce de possíveis fatores de risco. Um dos focos da gestão do prefeito Denis Andia está na promoção à saúde, por meio de atividades e campanhas como o Julho Verde. Sempre ressaltamos que é fundamental as pessoas estarem em dia com questões referentes à sua saúde, para que caso algum problema seja detectado, não se encontre em estágio avançado, fator que torna o tratamento sempre mais difícil”, comentou a secretária de Saúde, Lucimeire Cristina Coelho Rocha.

O Julho Verde vem sendo realizado durante todo mês com o objetivo de promover atividades de sensibilização e informação para a prevenção e detecção precoce do câncer de cabeça e pescoço. O público-alvo da campanha são pessoas a partir de 20 anos de idade que venham a apresentar os seguintes sintomas: lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias; manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato ou mucosa jugal; nódulos no pescoço e rouquidão persistente.

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e o Centro de Referência em Saúde da Mulher seguem com as Salas de Espera Ativa e entrega de materiais informativos com orientações sobre o tema, além dos encaminhamentos aos serviços de referência dos pacientes que pertencem a grupos de risco para a doença. A iniciativa conta com apoio do AME (Ambulatório Médico de Especialidades).

O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço foi celebrado nesta quinta-feira, dia 27 de julho. A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), que há 50 anos vem buscando o melhor para a prevenção e tratamento da doença, promove durante todo o mês de julho atividades de sensibilização e informação no combate a este tipo de câncer.

Ação

Nesta quinta-feira (27), o cirurgião dentista e especialista em Saúde Coletiva, José Luis Andia, ministrou uma palestra aberta à população. A ação alusiva ao movimento Julho Verde foi realizada na Casa de Maria, no Jardim Laranjeiras, onde o profissional do NES (Núcleo de Educação em Saúde) esclareceu diversas dúvidas sobre a prevenção do câncer bucal, entre outros temas alusivos ao Julho Verde.

Comentários