Santa Bárbara d´Oeste

Centro de Controle de Zoonoses realiza 450 mil atendimentos em 2016


O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), órgão vinculado a Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, registrou no último ano aproximadamente 450 mil atendimentos, divididos entre as Divisões de Controle de Vetores e de Controle Animal. Foram realizadas 229 mil visitas domiciliares, 84 mil ações de vigilância e controle de criadouros, 76 mil nebulizações, 18 mil visitas para o índice de breteau e 2 mil visitas em pontos estratégicos. Outros serviços que se destacaram foram 14 mil cães e gatos vacinados contra a raiva, 11,5 mil amostras analisadas em laboratório, 1,6 mil ações de controle de pragas urbanas/animais sinantrópicos, 496 ações de controle de animais peçonhentos e 478 solicitações de castração, entre outros.

 

No período também foram atendidas mais de 3 mil ligações com as mais diversas solicitações inerentes ao setor, realizadas palestras, capacitações e distribuição de materiais informativos de orientação aos alunos da rede municipal, profissionais da Saúde e munícipes atendidos, sobre os mais variados temas relacionados ao controle de zoonoses. As palestras e capacitações alcançaram um público de mais de 10 mil pessoas. Além disso, o setor realizou mais de 300 encaminhamentos para outros setores da Prefeitura.

 

O CCZ está localizado na Estrada da Cachoeira, nº 1.365, no São Joaquim. Em virtude de intervenções no local, os atendimentos realizados pelos profissionais do controle da dengue, sinantrópicos e animais peçonhentos, levantamento de índice entomológico (armadilhas) e laboratório entomológico vêm sendo realizados na sede da Vigilância em Saúde, na Rua General Osório, nº 246, no Centro. Já os serviços de controle animal permanecem no CCZ, das 9 às 13h30. Os telefones para atendimento são (19) 3454-4020 e (19) 3455-6934 (CCZ) e ainda o (19) 3464-9850 (Vigilância em Saúde).

 

“Todos Juntos Contra o Aedes Aegypti”

 

Promovida pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, a Campanha “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti” ocorreu em duas edições em 2016 e registrou um saldo de mais de 36 mil imóveis visitados aos sábados pelos dos agentes de controle de endemias e agentes comunitários de saúde, tendo sido recolhidas aproximadamente 13,7 toneladas de possíveis criadouros em diversos bairros da cidade. O objetivo foi intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti no município – transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

 

Assessoria de Imprensa

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br