24Horas Santa Bárbara d´Oeste

Cenografia do Via Crucis começa a ser montada no CSU


Enquanto o elenco se prepara para dar vida aos personagens da 19ª edição do Via Crucis, a equipe responsável pela cenografia do espetáculo já está trabalhando na montagem dos palcos e adereços cênicos, que serão utilizados durante as seis noites de apresentação da peça, em março, no CSU (Centro Social Urbano). Pelo segundo ano consecutivo, a estrutura é coordenada pelo produtor artístico Kaê Payão, que define a sequência de seu trabalho após reuniões com a direção do espetáculo, responsável pela concepção da proposta cenográfica.

 

Além do palco já instalado no CSU, neste ano o elenco conta com outro que, diferente das edições anteriores, foi montado em estrutura pré-moldada. Nele serão realizadas as cenas da crucificação, palácio de Herodes, entre outras passagens. “Este ano optamos por uma estrutura que já é utilizada em grandes shows e eventos. A facilidade na montagem e a segurança do elenco foram os pontos mais relevantes na escolha”, comentou o coordenador de marketing da peça, Evandro Felix.

 

Em relação à cenografia, os principais materiais utilizados são isopor, madeira, espuma, E.V.A, tecidos, fitas, folhagens e capitonê. Tudo para remeter elenco e plateia ao clima das cidades que compõem o enredo. “Neste ano, a cenografia visa trazer o arenoso e o desértico para o Centro Social Urbano, para remeter o público a um espaço poético e dramático, valorizado pela luz cênica. As inspirações são o próprio lugar onde Jesus viveu e construiu toda a sua história, além de obras de pintores que retrataram o universo vivenciado por ele”, adiantou o diretor artístico da encenação, Otávio Delaneza.

 

Ele destacou ainda que a cenografia precisa ser muito bem estudada, para que seja funcional e ajude o elenco em sua interpretação. “Uma cenografia está para servir ao espetáculo, não é decoração ou enfeite. Ela precisa ser funcional e remeter o público e o próprio ator aos espaços onde acontece a história. Em cena, deve existir apenas o necessário para servir à concepção, para nunca atrapalhar”, apontou Delaneza.

 

Tudo isso será acompanhado de perto pelo elenco a partir do próximo dia 28, quando os ensaios da peça passarão a ser realizados no Centro Social Urbano. O espetáculo Via Crucis é uma realização do Ministério da Cultura, Projeto Via Crucis e Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste com patrocínio da Raízen – uma joint venture entre Shell e Cosan – e Supermercados Pague Menos, apoio Danny Cosméticos, Barbarex, EPTV, Grupo Liberal de Comunicação e produção cultural 3marias.

 

Exposição “A Paixão em Cenas”

 

Desde quarta-feira (24) o Museu da Imigração de Santa Bárbara d’Oeste recebe a exposição itinerante “A Paixão em Cenas – segunda edição”. Com entrada franca, a mostra com objetos cenográficos e imagens das principais passagens da 18ª edição da peça pode ser conferida no Museu até dia 9 de março.

 

Em seguida, “A Paixão em Cenas” irá para o VIC Center, de 10 a 21 de março e, por fim, estará no Centro Social Urbano, de 22 a 27 de março, mesmo período em que a peça será encenada. As fotos são dos fotógrafos Anderson Junque, Carlos Petrini, José Roberto Bueno, Juracy Scaravatti, Luis Eduardo Deffanti e Marcel Carloni e conta com patrocínio da Usicomp, Tivoli Shoping, Aquadrop e Cimentolit.

 

O Museu da Imigração está localizado na Rua João Lino, 371, no Centro, e atende de terça-feira a sábado, das 9 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3455-5082 ou no site www.viacrucis.com.br.

 

Assessoria de Imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br