Celebração dos 150 anos do Canadá colore principais monumentos de São Paulo

Homenagem será feita neste sábado quando se comemora oficialmente o aniversário do país
Depois de passar por Recife, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, a celebração dos 150 anos do Canadá chega a São Paulo em grande estilo. Homenageado pela Prefeitura da Cidade de São Paulo através da LUME, Departamento de Iluminação de São Paulo, o Canadá terá suas cores estampadas em diversos cartões postais da cidade como reconhecimento da parceria entre a capital paulista e o país da América do Norte.

Na noite do dia 01 de julho, quando se comemora oficialmente o aniversário do Canadá, diversos cartões postais de São Paulo terão suas iluminações trocadas para as cores vermelho e branco, as cores oficiais da bandeira do Canadá. A homenagem se estenderá até a próxima segunda-feira, 03 de julho, e todos que estiverem na região poderão ver de perto os monumentos com as novas colorações.  Entre os locais escolhidos para receber as cores do Canadá estão o Edifício Matarazzo (sede da Prefeitura Municipal); Biblioteca Mario de Andrade; Ponte das Bandeiras; Monumento das Bandeiras; Obelisco do Ibirapuera; Viaduto do Chá e Ponte Estaiada (Ponte jornalista Otávio Frias de Oliveira).

Além dos marcos oficiais da cidade, o Canadá também será homenageado pela Rede Globo de Televisão, que desde longa data mostra as belezas naturais e os relações Canadá-Brasil nas suas reportagens, que fará de seu prédio na Avenida Chucri Zaidan,46 e de sua torre de transmissão na Avenida Paulista, outros dois pontos a serem iluminados com as cores do país.

A iluminação desses pontos turísticos marca o início de uma série de atividades que devem ocorrer em São Paulo até o final deste ano em celebração dos 150 anos do país. Entre as ações estão previstos encontros entre empresas canadenses e brasileiras para discutir a ampliação de parcerias no setor comercial, a participação do país no renomado festival de animação AnimaMundi, feiras de educação que devem trazer ao Brasil dezenas de instituições canadenses que apresentarão as oportunidades de estudo no país, além de um grande evento cultural num ponto de destaque na cidade em setembro.

“Estamos muito honrados com esta homenagem da Cidade de São Paulo, através de sua Prefeitura, e também, da Rede Globo de Televisão, que há anos vem mostrando não só as belezas naturais de nosso país, como também nossas iniciativas no Brasil e no exterior. O Governo do Canadá está comprometido em construir uma sociedade diversa e tolerante, e com esses valores estabelecer uma economia forte e inclusiva. A cidade de São Paulo também é muita rica, dinâmica e diversa e acreditamos que podemos desenvolver ainda mais projetos em conjunto, além dos que já foram estabelecidos durante todos esses anos de relações entre o Canadá e o Brasil. Temos muitas áreas de interesse em comum e sabemos que ainda podemos desenvolver grandes trabalhos juntos, especialmente em setores de desafio mútuo como o transporte, a educação, a tecnologia, a segurança, a saúde, e podemos aprender uns com os outros. A cidade de São Paulo, assim como todo o seu Estado, é uma grande parceira do Canadá e essa noite ficará para sempre em nossas memórias e terá um lugar especial em nossos corações.” afirma o Cônsul-Geral do Canadá em São Paulo, Stéphane Larue.

Relação de longa data com o Brasil

Este ano o Canadá também celebra 151 anos de relações comerciais com o Brasil. A primeira missão comercial do Canadá a desembarcar no Brasil aconteceu em 1866, em pleno século XIX, um ano antes da fundação da Confederação do Canadá. Em terras brasileiras, a comissão das províncias da então América do Norte Britânica visitou os estados do Pará, Pernambuco e Bahia antes de chegar à capital imperial no Rio de Janeiro em fevereiro de 1866. A comissão foi recebida pelo imperador Dom Pedro II em pessoa, e também pela Imperatriz Dona Teresa Cristina durante um evento especial no Palácio da Boa Vista, em São Cristóvão.

Sobre o Canadá

O Canadá é um dos principais destinos de intercâmbio estudantil do mundo, recebendo, anualmente, mais de 353 mil estudantes estrangeiros em programas com duração de mais de seis meses. Tal interesse é reflexo de um ensino de qualidade desde a educação básica até o ensino superior, comprovado pelos diversos rankings internacionais.

Em 2016, segundo pesquisa da Belta, grande maioria das agências de viagem e especializadas em intercâmbio relataram que o Canadá foi o principal destino dos estudantes brasileiros, seguido dos Estados Unidos e Austrália. A pesquisa revelou ainda que 72% dos brasileiros que optam por estudar inglês no exterior escolhem o Canadá. Além disso, como um país oficialmente bilíngue, o Canadá é o segundo mais procurado para estudar francês.

O Canadá, através do Consulado Geral do Canadá em São Paulo tem sido um grande parceiro de São Paulo e região, principalmente nas áreas de educação, tecnologia, aviação, meio ambiente, transporte e políticas públicas. A relação comercial com o Brasil é uma das mais sólidas e em 2017 as exportações de produtos provenientes do Canadá para o Brasil já somam 511,0 milhões de dólares canadenses. O Brasil é 12º maior destino para as importações de produtos para o Canadá e em 2017 o valor de produtos enviados para o país totaliza 1,5 bilhão de dólares.

 

 

Comentários