24Horas Santa Bárbara d´Oeste

CEDOC, da Fundação Romi, recebe palestra ‘Do livro lido ao livro à mostra’, sobre o acervo do poeta paulistano Haroldo de Campos

Ação faz parte da programação da exposição ‘De uma estrela a outra – Encontros Literários Itália-Brasil’, que reúne obras dos escritores Giuseppe Ungaretti e Haroldo de Campos

romi1 

O Centro de Documentação Histórica (CEDOC), da Fundação Romi, recebe na próxima sexta-feira, 08 de novembro, a segunda palestra da programação da exposição “De uma estrela a outra – Encontros Literários Itália-Brasil”, às 13h30. Neste encontro, a coordenadora do Centro de Referência Haroldo de Campos, Simone Homem de Mello, abordará o tema “Do livro lido ao livro à mostra”, referente ao projeto “Da Bibliocasa”, que expõe recortes temáticos da biblioteca que pertenceu ao poeta paulistano Haroldo de Campos, hoje abrigada na Casa das Rosas, em São Paulo. A participação é gratuita.

A palestra propõe demonstrar como a seleção e a apresentação de obras de um conjunto bibliográfico pode dar pistas sobre temas literários relevantes e funcionar como releitura da obra do autor. Haroldo de Campos (1929-2003) foi um dos precursores do concretismo no Brasil, movimento que surgiu no início da década de 1950 e defendia a racionalidade e a criação de uma nova linguagem na poesia. Em 2004, depois da sua morte, a família do escritor doou todo o seu acervo ao Governo do Estado de São Paulo, que mantém o Acervo Haroldo de Campos na Casa das Rosas, localizada em São Paulo.

Mostra

A união entre as culturas brasileira e italiana através da poesia é o ponto de partida da exposição “De uma estrela a outra – Encontros Literários Itália-Brasil”, que estará aberta para visitação no Centro de Documentação Histórica (CEDOC), da Fundação Romi, em Santa Bárbara d´Oeste, até o dia 17 de novembro. A mostra reúne a história e a produção literária de dois grandes escritores, o italiano Giuseppe Ungaretti (1888-1970) e brasileiro Haroldo de Campos (1929-2003). A entrada é gratuita.

A mostra itinerante “De uma estrela a outra – Encontros Literários Itália-Brasil” é uma realização do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), que congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista.

A Fundação Romi, através do CEDOC, faz parte do SISEM-SP, que promove ações gratuitas em todo o Estado de São Paulo ao longo do ano. “As atividades têm como objetivo qualificar, aperfeiçoar e valorizar as organizações e os acervos museológicos paulistas. Essa parceria propicia para a região de Santa Bárbara o acesso ao conhecimento técnico, além de contribuir para o processo de conscientização sobre a preservação do patrimônio”, explica a coordenadora do CEDOC, Sandra Edilene de Souza Barboza.

Inscrições

Para participar das palestras, basta enviar um e-mail de inscrição para ssouza@fundacaoromi.org.br ou sisem@sp.gov.br.

O CEDOC da Fundação Romi está localizado na Avenida Monte Castelo, 1095, no Jardim Primavera, em Santa Bárbara d´Oeste. O horário para visitação é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, de 17 de outubro a 17 de novembro. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (19) 3499-1555.

A ação é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a Poiesis e a Casa das Rosas.

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.