28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

CCR AutoBAn reduz consumo de água em 30% em 2015

Compartilhe essa notícia!

Conjunto de medidas adotadas pela concessionária, como captação de água de chuva, por exemplo, permitiu reduzir o consumo em aproximadamente 11 mil e 500 metros cúbicos de água no ano.

Ações como a instalação de redutores de vazão, regulagem e ajustes nas torneiras pressurizadas, substituição de válvulas por vasos sanitários com caixas acopladas, implantação de sistemas para a coleta de água da chuva, utilização de água de reuso e adoção de água ionizada na limpeza de placas de sinalização viária das rodovias permitiram que a CCR AutoBAn, concessionária que administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes, reduzisse, em 2015, praticamente 30% o consumo de água em comparação com 2014.

 

De acordo com o gestor de Conservação da concessionária, Gustavo Chaer, estas medidas permitiram que a CCR AutoBAn deixasse de consumir aproximadamente 11 mil e 500 metros cúbicos de água em 2015, quantidade que pode abastecer, por um mês, cerca de 500 famílias. “Percebemos o amadurecimento do nosso programa de redução de consumo de água. Em 2013, quando iniciamos as medidas, consumíamos 42.837 metros cúbicos de água. Em 2015, este número caiu para 27.140 metros cúbicos, redução de aproximadamente 36%”, comenta gestor.

 

Ao longo deste período, explica Chaer, além das medidas físicas – com ajustes na infraestrutura da concessionária – , a CCR AutoBAn realizou campanhas internas junto aos colaboradores da empresa para estimular o uso racional dos recursos hídricos. Em uma delas a concessionária estimula os funcionários a se tornarem “Guardiões da Água”, com ações de conscientização para combater o desperdício. “O uso consciente da água é uma obrigação de toda a sociedade, ainda mais em períodos como o que estamos vivendo, de escassez hídrica, e reforça o compromisso da concessionária com o desenvolvimento sustentável ”, lembra.

 

Assessoria de imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!