CAT atendeu mais de 19 mil pessoas no primeiro semestre deste ano

Foram encaminhados 4.626 candidatos para as vagas de emprego

 

O CAT (Centro de Apoio ao Trabalhador), ligado à Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre), realizou 19.271 atendimentos no primeiro semestre de 2017. No mesmo período do ano de 2016 passaram pela unidade 25.615 pessoas. Os dados do CAT fazem parte do relatório de atividades da Semtre, divulgado pela Pasta.

 

Diante desse cenário, foram encaminhados 4.626 candidatos para as vagas de emprego este ano, enquanto que no mesmo período do ano passado, foram realizados 4.159 encaminhamentos.

O secretário Evandro Evangelista explica que essa diminuição no número de atendimentos se deve ao aumento de autoencaminhamento, situação em que o trabalhador acessa o Portal Mais Emprego de casa ou do autoatendimento da Semtre e se cadastra a uma vaga sem necessidade de comparecer à secretaria. “Acompanhando a novo perfil do trabalhador, o Ministério do trabalho e Emprego lançou um aplicativo em maio desse ano em que o trabalhador pode consultar a vaga e se cadastrar direto do celular”, observou.

No total, a Semtre atendeu 35.989 pessoas em todos os setores: CAT, Economia Informal (ambulante), Banco do Povo, Qualificação Profissional, Apoio ao MEI (Microempreendedor Individual), Time de Emprego e Primeiro Emprego. “Além da procura por emprego, que é grande, a busca por qualificação e formalização do MEI”.

Evangelista diz ser importante que o trabalhador saiba que, mesmo identificando uma vaga para a qual deseja se candidatar, não significa que o mesmo atenda ao perfil solicitado pela empresa. São atualizadas diariamente e poderão sofrer alterações no decorrer do dia.

Para concorrer as vagas disponíveis há duas opções de como efetuar o cadastro: a primeira é comparecer ao CAT, na rua Voluntários de Piracicaba, 728, Centro, com a Carteira de Trabalho, CPF e RG (originais), das 8h às 17h. Entrega de senha até às 16h30 (em dias de maior movimento, a liberação de senha pode ser encerrada antes do horário previsto).

A segunda maneira é acessar o site maisemprego.mte.gov.br, efetuar o cadastro e visualizar as vagas que estão no seu perfil. Nesse caso, se o candidato se interessar e se autoconvocar, deverá comparecer a unidade, até a data limite informada pelo sistema, para retirar a carta de encaminhamento (opção válida somente para quem já possui número de PIS). Após a data limite não será mais possível o encaminhamento para a vaga.

 

SERVIÇO – Horário de atendimento do CAT. Segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, mediante apresentação de carteira de trabalho e CPF e RG. Rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900, Centro – Piracicaba. Horário de liberação de senhas: Cadastro, vagas, Carteira de Trabalho e Seguro Desemprego: Das 8 às 16h30. Os serviços oferecidos são gratuitos.

 

 

Comentários