28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Caso de H1N1 é investigado na região

Compartilhe essa notícia!

A Saúde de Sumaré investiga um caso suspeito de Gripe H1N1 no município após a internação de uma moradora do bairro Jardim dos Ypês. A possível vítima de 28 anos está hospitalizada em Paulínia desde o dia 22 e apresenta quadro de saúde grave, porém estável. Segundo a Diretora de Saúde Coletiva de Sumaré Adriana Medeiros, a paciente respira com auxílio de aparelhos, recebeu dose de antiviral e teve amostras de secreção do sistema respiratório colhidas. O material foi encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Antes da conclusão das análises, a Vigilância Epidemiológica iniciou uma investigação sobre o perfil da moradora. Dados como locais visitados em viagens e sintomas apresentados por parentes e conhecidos foram levantados. Até o momento, de acordo com a diretora de Saúde, nada que comprove a suspeita da H1N1 em outras pessoas foi constatado. Ainda assim, vizinhos, familiares e colegas de trabalho da paciente foram orientados a procurar atendimento o mais rápido possível caso manifestem os sintomas da Gripe A.

Além do monitoramento dos contatos, a Saúde de Sumaré ampliou a presença do antiviral em pontos do município, que conta com um estoque regular do medicamento. No dia 15 de abril, o Ministério da Saúde iniciou em todo o Brasil a vacinação contra três tipos de vírus Influenza: H1N1, H3N2 e B. Prorrogada até 10 de maio, a campanha é direcionada a idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, gestantes, profissionais de saúde e doentes crônicos, além de mulheres no período até 45 dias depois do parto.

Fonte: CBN

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!