24Horas Saúde

#Carnaval2014 | Saiba como controlar a hipertensão nos dias de folia

Foto: Ocean/Corbis

De acordo com o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), vinculado aoMinistério da Saúde, a euforia do carnaval pode elevar a pressão arterial, o que é um perigo para o coração. O servidor público Raimundo Cirilo, por exemplo, é hipertenso e adora o clima da folia. Ele conta que começa a se precaver pelo menos uma semana antes dos quatro dias de festa.

“Uma semana antes eu já começo a mudar a alimentação, tomar o remédio certinho, comer carne branca, que diz que é muito bom, peixe. Me alimentar no horário certo e depois caio na folia. Tomar o remédio e mudar a alimentação. Se você vai se divertir e o carnaval é pulando você tem que comer uma comida leve, né?”, relata Raimundo.

O cardiologista do INC, Stephan Lachtermacher, reforça que o clima de euforia do carnaval pode estimular o coração, elevando a pressão arterial e potencializando o ritmo do batimento cardíaco. O cardiologista dá dicas para evitar complicações durante a festa. “Evitar os excessos de sal, que também eleva bastante a pressão arterial. Evitar os excessos de bebidas alcoólicas, que podem tirar os efeitos dos remédios, alguns deles. E obviamente evitar aglomeração excessiva, evitar a exaustão. É pular o carnaval, mas de forma moderada e aproveitando o feriadão”, recomenda o médico.

Stephan Lachtermacher diz ainda que os hipertensos não precisam ficar de fora do carnaval. De acordo com o cardiologista, o lazer é recomendado para manter a saúde em dia, mas sempre com moderação.
Fonte: Fábio Ruas / Web Rádio Saúde / Agência Saúde

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br