28 de março de 2024

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Carga excepcional percorrerá trecho da pista norte da Rodovia dos Bandeirantes entre o Rodoanel e Cordeirópolis

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Composição com 110 metros de comprimento e 6,6 metros de largura percorrerá nesta e nas próximas madrugadas, entre às 23 e às 5 horas,  trecho da pista norte (sentido capital-interior) da Rodovia dos Bandeirantes, entre o Rodoanel e Cordeirópolis. CCR AutoBAn recomenda que usuários utilizem a pista norte (sentido interior-capital) da Via Anhanguera nos deslocamentos para o interior

 

Usuários do Sistema Anhanguera-Bandeirantes devem ficar atentos, a partir da noite desta sexta-feira (16) e nas próximas madrugadas, das 23 às 5 horas, à operação de transporte de carga excepcional na pista norte (sentido capital-interior) da Rodovia dos Bandeirantes (SP-348): um transformador que será instalado na Usina Hidrelétrica Luiz Carlos Barreto de Carvalho (Estreito), em Minas Gerais. A previsão é de que a operação aconteça até quarta-feira, 21. Neste período, a concessionária CCR AutoBAn recomenda que usuários com destino ao interior utilizem preferencialmente a Via Anhanguera (SP-330).

 

Para o deslocamento do equipamento, que foi embarcado em Santos e segue por via terrestre até Sacramento (MG), a transportadora Transdata, responsável pela operação, utiliza uma composição de 110 metros de comprimento, 6,6 metros de largura e peso de aproximadamente 740 toneladas.

 

Devido à superdimensão e a baixa velocidade de tráfego da composição, ou carreta-gôndola – nome técnico dado ao conjunto de cavalos mecânicos e à linha de eixos que transporta o transformador  -, o deslocamento do veículo será realizado apenas no período noturno, entre às 23h e 5h.

 

De acordo com o planejamento realizado pela equipe de tráfego da CCR AutoBAn, a carreta-gôndola com o transformador percorrerá o trecho do Sistema Anhanguera-Bandeirantes em cinco noites, totalizando aproximadamente  150 km, desde o quilômetro 24 da Rodovia dos Bandeirantes (acesso ao Rodoanel Mário Covas, em São Paulo) até o e quilômetro 172 da SP-348, em Cordeirópolis, onde a composição acessará a Via Anhanguera, ultrapassando o trecho sob concessão da CCR AutoBAn. Em caso de chuva, neblina ou condições climáticas adversas, a operação será cancelada.

 

Durante o percurso, a composição será escoltada por viaturas da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), que contará com o apoio de colaboradores da equipe de tráfego da CCR AutoBAn, empresa que integra o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo. Para orientar os usuários,  painéis de mensagem instalados nas rodovias veicularão mensagens com indicação de rotas alternativas aos usuários.

 

Sobre a CCR AutoBAn

A CCR AutoBAn é responsável, desde 1º de maio de 1998, pela administração do Sistema Anhanguera-Bandeirantes. A concessionária gerencia 316,8 quilômetros de rodovias, compreendendo a SP-330 (Via Anhanguera), de São Paulo a Cordeirópolis, com extensão de 147,04 quilômetros; a SP 348 (Rodovia dos Bandeirantes), de São Paulo a Cordeirópolis, com 159,67 quilômetros de extensão; a SP-300 (Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), com extensão de 2,6 quilômetros e a interligação SPI-102/330 (Rodovia Adalberto Panzan), com extensão de 7,44 quilômetros. Foi a quinta concessionária a integrar o Grupo CCR.

 

Sobre o Grupo CCR

Fundado em 1999, o Grupo CCR é uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina. Controla, atualmente, 3.284 quilômetros de rodovias sob a gestão das concessionárias CCR Ponte (RJ), CCR NovaDutra (SP-RJ), CCR ViaLagos (RJ), CCR RodoNorte (PR), CCR AutoBAn (SP), CCR ViaOeste (SP), CCR RodoAnel (SP), Renovias (SP), CCR SPVias (SP) e CCR MSVia (MS). Também faz parte do controle acionário da concessionária ViaRio, responsável pela construção e operação do Corredor Expresso Transolímpica, no Rio de Janeiro. O Grupo CCR atua ainda em negócios correlatos, tendo participação de 34,25% na STP, que opera o serviço de cobrança automática de pedágios e estacionamentos. Além disso, o Grupo CCR está presente  no segmento de transporte de passageiros por meio das concessionárias ViaQuatro, CCR Barcas e CCR Metrô Bahia, responsáveis, respectivamente, pela operação da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, pelo transporte aquaviário de passageiros  no Rio de Janeiro e pelo sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, além de ter participação na concessão do VLT Carioca (Veículo Leve sobre Trilhos), que interligará a região portuária e o centro do Rio de Janeiro. O grupo ingressou, em 2012, no setor aeroportuário, com a aquisição de participação acionária nas concessionárias dos aeroportos internacionais de Quito (Equador), San Jose (Costa Rica) e Curaçao. No Brasil, possui a concessionária BH Airport responsável pela gestão do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, a CCR assinou o Pacto Global da ONU e em 2015 faz parte da carteira teórica do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial – da BM&FBovespa pelo quarto ano consecutivo. Em 2013 e 2014, o Grupo CCR foi escolhido o melhor na categoria infraestrutura pelo Guia Exame de Sustentabilidade.  Emprega, atualmente, cerca de 12 mil colaboradores.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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