28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Capivari: Projeto Tarsila do Amaral 130 anos acontece neste domingo

Compartilhe essa notícia!

Paulista de Capivari, interior do estado, Tarsila do Amaral completaria 130 anos. Para comemorar essa data, a Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo realizará uma exposição com reproduções das obras da artista plástica, feitas por alunos de 30 escolas municipais, estaduais e particulares. O projeto conta com o apoio da Secretaria da Educação e da empresa Persa Indústria Metalúrgica.

A apresentação do projeto Tarsila do Amaral 130 Anos ocorrerá neste domingo, dia 23, a partir das 9h, na EMEIEF Profº José Benedito Pinto Antunes, onde as obras de cada escola ficarão expostas para o público A abertura oficial será realizada às 10h e contará com a presença de Tarsilinha, sobrinha-neta da artista plástica, Tarsila do Amaral.

Além da exposição durante o evento também serão realizadas apresentações do coral Sementes do Futuro, da escola Aldo Silveira, Banda Bamados e Seresteiros.

O projeto foi lançado no dia 18 de março, na Sede Social do Capivari Clube. Na data, os representantes de cada escola receberam uma obra da Tarsila do Amaral para desenvolverem releituras ao longo dos meses.

Tarsila

Tarsila do Amaral é uma personalidade ilustre de nossa cidade. Suas obras tiveram reconhecimento mundial. Filha de fazendeiro, passou a infância nas fazendas de seu pai, o que inspirou suas obras. A artista foi uma das figuras centrais do modernismo brasileiro. Fez seu primeiro quadro, “Sagrado Coração de Jesus”, em 1904, Barcelona, aos 18 anos.

A cultura, é o que torna a vida humana possível no mundo. Ela é, ao mesmo tempo, um produto já elaborado pelas gerações que nos precederam, e um processo contínuo de adaptação dessa herança recebida, novos problemas, novas necessidades, é um campo privilegiado de experimentações. Por meio das obras de arte, é possível vislumbrar outros valores importantes para a vida humana.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!