Capivari

Capivari comemora 100 anos do Tiro de Guerra 02-011 com visita do general de Exército

O dia 20 de setembro de 2017 ficou marcado em Capivari pela comemoração dos 100 anos do Tiro de Guerra 02-011 e, também, pela visita do general de Exército João Camilo Pires de Campos, comandante militar do Sudeste, que deslocou-se à cidade especialmente para a data.

As comemorações tiveram início às 12h, no Plenário do Executivo, quando o prefeito Rodrigo Proença fez a entrega do Título de Visitante Ilustre ao general Campos. Atualmente, o general tem mais de 24 mil militares ativos sobre seu comando e 61 operações em execução, entre elas a Operação Haiti e falou sobre a emoção de comemorar o centenário do TG. “Ao todo, oito Tiros de Guerra completam 100 anos e hoje me considero um capivariano de alma e com um título. Não é pelo armamento que temos, nem pela quantidade de helicópteros, nem pelas missões que fazemos. É porque temos valores, porque temos história”, diz.

No período da noite, a sede do TG foi palco da formatura alusiva ao centenário, que recebeu a presença de atiradores, ex-atiradores, familiares e população. Mais de 600 pessoas participaram da celebração. Entre os momentos mais emocionantes, estão o desfile de antigos atiradores e o coro que se estabeleceu para cantar o Hino Nacional Brasileiro, além, é claro, do tão aguardado “Parabéns”, quando todos os presentes uniram-se para entoar o cântico de aniversário. A Cançao do Expedicionárioselou a noite ao ser apresentada pela Banda de Música da Escola Preparatória de Cadetes do Exército de Campinas.

O subtenente do TG Jailton Cordeiro da Silva declarou sua felicidade ao estar à frente de um evento de tamanha magnitude. “Tenho a consciência de dever cumprido. São 100 anos de história, 100 anos de contribuição ao município. Estou muito feliz e honrado por participar do centenário”, conclui. Para o prefeito de Capivari, Rodrigo Proença, o Tiro de Guerra é uma escola de cidadania que auxilia na formação de milhares de jovens. “Estimamos que mais de cinco mil jovens passaram pelo Tiro de Guerra 02-011 nestes 100 anos e temos a satisfação de chegar aqui com a certeza de que nossos jovens têm recebido direcionamentos de bons valores, disciplina, respeito e perseverança”, comenta.

Os eventos receberam a presença do vice-prefeito de Capivari Vitor Riccomini, do coronel Marcelo Martins, chefe de estado maior da 2ª região militar e do ex ministro do Trabalho, Almir Pazzianotto.

Espaço Cultural

Anterior à solenidade da noite, o prefeito Rodrigo Proença, ao lado das demais autoridades e do subtenente do TG Jailton Cordeiro da Silva, fez o descerramento da Placa de Inauguração do Espaço Cultural na sede do Tiro de Guerra. O local guarda parte da memória do Serviço, com fotos, livros e materiais históricos. O Espaço pode ser visitado pela população de segunda a sexta-feira das 7h às 17h. O TG de Capivari foi fundado em setembro de 1917.

Sobre o general de Exército João Camilo Pires de Campos

Filho dos capivarianos João Pires de Campos e Ercília Vicente de Campos, o general Campos nasceu em 1954, na cidade de Campinas. Fez seus primeiros estudos em escolas tradicionais do município de Monte Mor e, logo após, decidiu seguir a carreira militar, passando a frequentar a Escola de Cadetes do Exército, em Campinas, e a famosa Academia Militar das Agulhas Negras em Resende, Rio de Janeiro, entre outras escolas de aperfeiçoamento de oficiais.

Campos foi galgando os degraus da hierarquia militar, cumprindo todas as missões a ele confiadas, nos quatro cantos do País e no exterior, como quando esteve em Quito, no Equador. Assim sendo, chegou no mais alto posto, para comandar as Operações Miliares mais representativas do Exército Brasileiro. Foi então que, em março de 2007 foi promovido por unanimidade ao posto de General da Brigada. A partir do dia 26 de abril de 2017 foi designado para comandar a Artilharia Divisionária da Primeira Divisão do Exército, em Niterói – Rio de Janeiro.

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br