Capivari antecipa abertura da Barragem Leopoldina

As comportas da Barragem foram abertas na totalidade enquanto a chuva chegava em Monte Mor

 

A Prefeitura de Capivari, por meio da Defesa Civil, fez a abertura total das comportas da Barragem Leopoldina na última sexta-feira, dia 12, por conta das fortes chuvas que ocorreram nas cidades de Campinas e Monte Mor. Deste modo, as águas dos mananciais baixaram em nível seguro e impediram o acontecimento de enchentes e alagamentos em Capivari.

Durante o fim de semana o trabalho não parou. No domingo, dia 14, a equipe fez uma limpeza na Barragem para viabilizar um aumento na vazão e facilitar o escoamento das águas. No mesmo dia, a chegada das águas causaram um aumento gradativo do nível do manancial, atingindo a medida de 1.70 metros. Vale lembrar que o volume considerado normal no Rio Capivari é de 0.80 centímetros. O transbordamento passa a ocorrer ao atingir 2 metros na régua de referência, instalada na ponte da Avenida Pio XII.

 

Além da checagem constante do nível do Rio, a Defesa Civil realizou vistorias técnicas nas chácaras Planalto e, também, na área central de Monte Mor para avaliar os impactos que viriam à Capivari. Os trabalhos de monitoramento permanecem em atividade por meio das rondas em locais passíveis de alagamentos e o acompanhamento, em tempo real, de toda rede telemétrica do Rio Capivari em Campinas e Monte Mor. O nível do Rio oscilou entre 1.70m e 1.42m, o que não é considerado estado de alerta.

Comentários