Capivari: Alunos visitam Fazenda São Bernardo e aprendem sobre a cultura indígena

Os alunos dos 4ºs anos da Rede Municipal de Ensino de Capivari participaram durante esta semana na Fazenda São Bernardo em Rafard do evento “Caaporã”, que foi realizado no local pelo segundo ano consecutivo. A visita de algumas escolas ficou comprometida devido as chuvas de quarta-feira, dia 19.

Durante a visita os alunos puderam aprender sobre a cultura dos indígenas, além de acompanhar apresentações de música, dança e linguagem. Ao todo estão presentes no local cerca de 40 indígenas de três aldeias da etnia Tupi-Guarani, sendo elas: Tekoá Porã (Itaporanga), YwyPhyau e Karugwá (Barão de Antonina).

A visitação é aberta ao público e deve seguir até o dia 1º de maio.Os visitantes também podem conhecer o artesanato desenvolvido pelos membros das aldeias. Diversos itens, como arco e flecha, cocares, chocalhos, entre outros estão disponíveis para compra.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Abaçaí Cultura e Arte, uma organização social sem fins lucrativos que tem como objetivo o desenvolvimento de programas com foco no melhor aproveitamento da cultura popular. Atualmente a instituição é responsável pelo casarão em que viveu a pintora modernista Tarsila do Amaral. No local é realizado diversos eventos culturais.

Comentários