Campinas recebe programa global de Cidadania Corporativa da IBM

Ao todo, serão 12 IBMistas de vários países que participarão de projetos em prol do desenvolvimento de organizações da cidade

Campinas (SP) é a cidade escolhida para sediar a 22ª edição do Corporate Service Corps (CSC), programa global de cidadania corporativa da IBM que seleciona funcionários da empresa em todo o mundo para atuar na resolução de desafios sociais, econômicos e ambientais em projetos que integram planos de crescimento econômico, gestão de processos e tecnologia em organizações. Ao todo, serão 12 voluntários vindos de 11 países (Alemanha, Canadá, China, Cingapura, Coreia do Sul, Eslováquia, Estados Unidos, Irlanda, Japão, Paquistão, Vietnã) que realizarão, durante o período de um mês, consultorias gratuitas em quatro instituições localizadas em Campinas. O objetivo é oferecer o conhecimento da IBM para a sociedade, além de dar oportunidade de crescimento para os funcionários e organizações participantes.

As atividades terão início hoje, com um evento que irá discutir “O poder da tecnologia da informação para a mobilização social”, no Teatro IMA Cultural, em Campinas. Além disso, também serão apresentadas as instituições que participarão da iniciativa. São elas: Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, CEASA, IMA (Informática de Municípios Associados) e CAMPC (Centro de Aprendizagem e Mobilização pela Cidadania).

2017 é um ano de celebração para o Corporate Service Corps, pois além da realização de sua 22ª edição, comemora-se também o 10º aniversário do programa. Por isso, para o gerente de Cidadania Corporativa da IBM Brasil, Jonathan Colombo, a realização das atividades representa um importante marco para a história do projeto. “Há dez anos, mobilizamos equipes multidisciplinares para realizarem projetos que já impactaram positivamente 41 milhões de pessoas em 37 países. Só no Brasil, já recebemos 283 funcionários da IBM de 38 países que colaboraram com 84 organizações em 15 cidades. É um importante movimento mundial que representa a força do engajamento coletivo”, informa.

No fim do programa, as equipes da IBM devem apresentar um relatório que aponte transformações factíveis para uma atuação mais eficiente das organizações participantes, dentro dos desafios propostos por cada uma delas.

 

Escopo dos projetos selecionados:

  •  Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Cidade de Campinas

Projeto piloto para extensão da eficácia e impacto social da Lei de Compensação Ambiental, com o objetivo de evitar atos de destruição dos reflorestamentos executados e disseminar informação sobre benefícios diretos e indiretos de manutenção e uso adequado desses espaços pela população.

Consultores IBM: Alan Cherubini (Irlanda), Eva Kovacova (Eslováquia) e Seul Un (Sue) Sung (Coreia do Sul)

 

  •  IMA – Informática de Municípios Associados

Diagnóstico e recomendações de melhorias do APP Portal do Cidadão para criação de um portal móvel de cidades inteligentes e acesso aos serviços públicos, visando aumentar a qualidade, velocidade e transparência dos serviços prestados à comunidade. Agregação de valor à experiência do usuário utilizando tecnologias de inteligência artificial para mapeamento do perfil individual de cada cidadão para oferecer serviços personalizados com acessibilidade, segurança e comodidade, garantindo a satisfação dos cidadãos.

Consultores IBM: Akiyo Takashima (Japão), Anton McConville (Canadá) e Rabia Rafiq (Paquistão)

 

  •  CEASA – Centrais de Abastecimento de Campinas

Recomendações para aprimoramento do processo de logística e mapeamento de doadores e beneficiados. Além da elaboração de plano estratégico para que o Banco Municipal de Alimentos de Campinas torne-se afiliado ao Banco Mundial de Alimentos (The Global Foodbanking Network – GFN), alinhando-se aos princípios que regem o  Programa  de  Segurança Alimentar e Nutricional da ONU / Unicef.

Consultores IBM: Karen Go Kue (Cingapura), Steven M. Chamberlin (Estados Unidos) Yu Xuan (Popeye) Liu (China).

 

  •  CAMPC – Centro de Aprendizagem e Mobilização pela Cidadania

Roteiro para um sistema de gerenciamento integrado de baixo custo para otimizar os processos internos da organização e, assim, aprimorar a qualidade sobre serviços prestados anualmente para 3.000 usuários (jovens e suas famílias) e 90 empresas parceiras.

Consultores IBM: Kristine J. Berry (Estados Unidos), Nguyen Thi Thuy (Vietnã), Pascal Wagner (Alemanha)

 

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