28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Campinas: Inscrições para o 2º Concurso e Desfile de Moda Inclusiva começam amanhã

Compartilhe essa notícia!

O 2º Concurso e Desfile de Moda Inclusiva, promovido pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, abrirá as inscrições nesta quarta-feira, 20 de abril. As adesões serão recebidas até o dia 20 de maio.

O objetivo do concurso é incentivar a inclusão da pessoa com deficiência também na indústria da confecção e produção da moda. O 1º Concurso de Moda Inclusiva de Campinas aconteceu em 2015.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo portal da Prefeitura de Campinas –www.campinas.sp.gov.br, bastando clicar no banner do “2º Concurso de Moda Inclusiva”, ou diretamente pelo link : http://portalpmc-novodesign.ima.sp.gov.br/formularios/concurso-desfile-inclusivo/. Ao finalizar a inscrição, o candidato recebe um e-mail com a confirmação.

Estudantes de ensino superior ou técnico de moda e/ou design de moda de Campinas e região terão a oportunidade de se lançar como estilistas ao criar peças de roupas, bonitas e funcionais, para pessoas com deficiência.

A primeira-dama, Sandra Ciocci, explica que o 2º Concurso de Moda Inclusiva é direcionado a estudantes de moda da Região Metropolitana de Campinas: “em pouco tempo, ao entrar no mercado de trabalho, os participantes passam a ser formadores de opinião. É uma oportunidade para que esses novos profissionais pensem em produzir peças para pessoas com deficiência em larga escala”.

Os candidatos devem desenhar as peças de acordo com cada tipo de deficiência. Para isso, precisam escolher a pessoa que servirá de modelo para o ‘look’ que irão criar.

Novidade

A edição deste ano tem uma novidade: um grupo de voluntários (pessoas com deficiência) que se dispõe a servir de modelo aos candidatos do concurso. O estudante, caso queira, poderá visitar o link, conhecer os voluntários e, caso se interesse, entrar em contato diretamente com a pessoa e combinar para que ela seja modelo para a composição da sua criação.

O candidato também pode escolher outra pessoa, que não faça parte desse grupo. O banco de voluntários pode ser acessado pelo: http://portalpmc-novodesign.ima.sp.gov.br/formularios/concurso-desfile-inclusivo/voluntarios.pdf.

Para Emmanuelle Alkmin, secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, o concurso representa a oportunidade das pessoas com deficiência mostrarem mais de si e serem protagonistas, por meio do que vestem. “A moda atual não é inclusiva e o que vestimos diz muito de cada um. Com a moda inclusiva, podemos ter o direito de escolha”, diz Emmanuelle.

Regras

Não há limites de vagas e podem participar pessoas de Campinas e da Região Metropolitana. Cada candidato pode inscrever mais de um ‘look’. No ato da inscrição, na página da Prefeitura Municipal de Campinas, o candidato deverá anexar arquivo com o croqui do vestuário que pretende desfilar.

Depois de finalizado o período de inscrições, os candidatos serão convocados pela Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida para apresentar o material físico, que será avaliado pela Comissão Julgadora nos seguintes itens: croqui, ficha técnica, explanação sobre tema/inspiração, painel de inspiração, cartela de cores, cartela de materiais e cartela de tecidos.

Finalistas

Serão selecionados 12 concorrrentes por uma Comissão Julgadora, formada por cinco membros, sendo um da SMPD e quatro da sociedade civil. O voto será secreto.

A divulgação dos finalistas está marcada para o dia 19 de agosto, em publicação no Diário Oficial do Município. O desfile com os desenhos escolhidos acontecerá no dia 13 de setembro, no Hotel Vitória, com anúncio dos vencedores.

Três estudantes serão premiados. O primeiro lugar ganhará uma viagem nacional aérea com direito a acompanhante, e uma máquina de costura. O segundo e terceiro lugares receberão uma máquina de costura cada.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!