RMC

Campinas inicia campanha de prevenção e detecção do câncer bucal

A Secretaria de Saúde de Campinas inicia neste sábado, dia 30 de abril, a Campanha de Prevenção e Detecção Precoce de Câncer Bucal. Como em todos os anos, a ação acontece simultaneamente com a Campanha de Vacinação contra a Gripe em todos os Centros de Saúde do município. A estratégia está na sua 15ª edição.

 

Durante o período, equipes de saúde bucal realizam exames clínicos da boca e promovem ações educativas sobre o tema. A campanha tem como público-alvo os idosos, que são mais vulneráveis ao câncer bucal, mas qualquer pessoa pode passar pelas avaliações.

 

Segundo o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Isamu Murakami, serão realizados exames clínicos nos tecidos moles da boca e anexos – língua, lábio e bochecha –, sendo que os casos diagnosticados com alterações serão triados para voltar ao Centro de Saúde para um exame mais detalhado e, se for o caso, para tratamento. Todas as consultas e tratamento são gratuitos.

 

É muito importante que os idosos aproveitem a oportunidade da campanha da gripe para fazer a avaliação. O câncer bucal tem cura e as chances desta cura são tão maiores quanto antes for feito o diagnóstico. O exame dura entre 5 e 7 minutos e não dói nada”, afirma Isamu.

 

O coordenador diz que a ação das equipes visa não só diagnosticar como também ensinar os idosos a praticar o autoexame de boca, para detectar problemas precocemente. “Nosso objetivo é também conscientizar o cidadão, incentivá-lo a criar o hábito de fazer regularmente o auto-exame, além de orientá-lo sobre cuidados que devem ser tomados para manter a saúde bucal”, afirma Isamu.

 

Como nos anos anteriores, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo vai apoiar a iniciativa com a doação de 10 mil folhetos sobre prevenção, cuidados e maneira correta de fazer o autoexame.

 

De acordo com Isamu, na campanha de 2015, 31.250 idosos passaram pelos exames preventivos. Deste total, 1.070 apresentaram algum tipo de alteração e foram encaminhados para tratamento.

 

A Campanha de Prevenção de Câncer Bucal vai até o dia 14 de maio.

 

Curso

 

Para preparar as equipes de saúde bucal para a campanha, os cirurgiões dentistas e outros profissionais das equipes de referências participaram de um curso de reciclagem sobre Semiologia e Diagnóstico Bucal na terça-feira, 26 de abril, na sede da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas.

 

 

 

PMC

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br