Campinas envia 138 atletas para participar dos Jogos Regionais do Idoso


A 20ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (Jori) começa nesta quinta-feira, 12 de maio, em Americana, e segue até o dia 15, domingo. A delegação de Campinas tem 138 atletas e 13 profissionais da comissão técnica, para competir em todas as 14 modalidades.

A expectativa é reunir dois mil atletas de 50 municípios para disputar o maior evento esportivo voltado aos maiores de 60 anos, com o objetivo de promover integração por meio de atividades físicas. A primeira competição dos atletas de Campinas será às 14h na modalidade Coreografia (dança), seguida por malha, às 16h, e vôlei adaptado B, às 18h.

Os Jogos Regionais do Idoso são disputados em 14 modalidades: bocha, atletismo (corrida), buraco, coreografia (dança), damas, dominó, danças de salão, malha, truco, natação, vôlei adaptado, tênis de mesa, tênis e xadrez.

O Jori é promovido pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e pela secretaria estadual de Esporte, Lazer e Juventude, em parceria com as prefeituras. As disputas ocorrem duas fases: etapas regionais e final.

Os esportistas de Campinas estão empenhados em repetir o êxito do ano passado e conquistar mais uma vez o título de campeão do Jori, com maior número de pontos nas várias modalidades.

Os atletas mais velhos que compõem a delegação de Campinas possuem idade entre 92 e 96 anos. Uma dessas participantes é Geralda Diogo, que completa 93 anos em julho, e participa do Jori pela primeira vez, competindo no atletismo. “Comecei a treinar com 60 anos e não parei mais. Fui convidada a participar do Jori e topei”, diz.

O atleta Milton Xavier, de 92 anos, é outro exemplo. Vai competir no atletismo e já participou do Jori no ano passado. Conquistou a medalha de bronze na etapa regional e ficou em quinta na final estadual, que foi em Campinas. “Pratico esportes desde criança. Já pratiquei de tudo quanto é tipo e me sinto muito bem. Faz 72 anos que não tomo um comprimido”, conta Xavier.

Entre os reforços desta temporada está a atleta Conceição Geremias, que irá disputar pela primeira vez o Jori, na categoria de vôlei adaptado. Conceição começou a carreira no esporte com 13 anos de idade, já foi recordista em 13 modalidades e conquistou vários títulos internacionais. É um dos maiores nomes do atletismo feminino do Brasil desde que conquistou a segunda medalha de ouro da história brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Caracas, em 1983.

Mesmo tendo experiência em competições esportivas, ainda sinto a mesma emoção ao estrear um campeonato”, contou a atleta Conceição Geremias, sobre sua primeira participação no Jori.

Notícia triste

O atleta e professor de educação física aposentado José Roberto Xidieh Piantoni, 67 anos, faleceu no domingo, 8 de maio, em um acidente, na entrada de Sousas. Piantoni iria participar do Jori este ano, no vôlei adaptado.

Nos anos 70, Piantoni integrou as seleções paulista e campineira de basquete. Em 2015, foi campeão estadual de vôlei no Jori. O humor, a dedicação e o talento do atleta marcaram os companheiros da delegação de Campinas.

As competições são abertas ao público em geral.

Locais de competição do Jori

Ginásio de Esportes Roberto Polatti – Av. Afonso Arinos s/nº – Bairro Antonio Zanaga

Abertura

Coreografia

Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha – Rua Sergipe, 230 Jd. Colina

Atletismo

Natação

Tênis

Tênis de Mesa

Voleibol adaptado

Buraco

Dominó

Flamengo FC – Rua Jaime Gabriel dos Santos 260 – Chácara Machadinho

Damas

Dança de Salão

Xadrez

Centro Esportivo do SESI – Avenida Bandeirantes, 1.000 – Chácara Machadinho

Voleibol Adaptado

Ginásio de Esportes Sebastião Barreira – Rua Anhanguera, 1.325 – Bairro Nova Americana

Voleibol Adaptado

Praça de Esportes Aristides Pisoni – Rua Itanhaém 410 – Jd. Ipiranga

Bocha

Truco

Praça de Esportes da Vila Bertini – Av. Maria Luiza Urban Caligaris, 506 – Vila Bertini

Malha

Mais detalhes podem ser consultados no site http://joriamericana2016.com.br/

Comentários