Campeão de natação aos 94 anos, ‘Seo Guimarães’ desafia a si mesmo

Atleta do Clube da Melhor Idade de Nova Odessa venceu no Jori e também irá a Brasília

 

“Pra ser sincero, praticamente não tenho competidores da minha idade. Então o que faço é desafiar a mim mesmo, pra alcançar recordes e superar meus limites físicos”. Assim define Sebastião Guimarães dos Santos, que aos 94 anos compete nos 50 metros de natação pela equipe da Melhor Idade de Nova Odessa. Ele foi vitorioso no Jori (Jogos Regionais do Idoso) disputado em Americana na semana passada e, no próximo dia 24, vai a Brasília buscar mais um título pela Copa Masters de Natação.

Militar do Exército Brasileiro quando estava na ativa, com patente de major e acostumado a cerimônias solenes, ‘Seo Guimarães’ quis ser condecorado com a medalha esportiva obtida no Jori pelo próprio prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, em visita ao gabinete do Poder Executivo realizada na última segunda-feira (5). “Faço questão de receber a medalha das mãos do prefeito”, confirma o nadador.

A paixão pelo esporte veio há bastante tempo na vida de Guimarães. “Desde muito jovem morei em cidades litorâneas e praticava natação”, conta. “Mas”, pondera Guimarães, “no mar é totalmente diferente de piscinas, então tive de reaprender e me adaptar”. Há três anos compete por Nova Odessa no Jori, sendo sempre vitorioso e quase não encontrando adversários com idade semelhante.

Motivação – “Às vezes disputo com atletas de menor idade, na casa dos 80 anos, ou comigo mesmo”, detalha Guimarães. Mesmo assim, o nadador explica que a motivação é permanente. “Minha intenção maior é superar recordes e o meu próprio limite. Isso é o que me move”, reforça o longevo atleta. “Não existem segredos pra ter saúde nessa idade, mas não abro mão de uma taça de vinho todos os dias”, revela.

Guimarães está classificado para a Final Estadual do Jori, a ser disputada entre 18 e 22 de outubro em Sertãozinho. No próximo dia 24, vai a Brasília competir por título nacional na 24ª Copa Masters de Natação. A competição ocorre no Iate Clube da Capital Federal, reunindo mais de 300 competidores de todo o país, com 25 provas e organização da ABMN (Associação Brasileira Master de Natação).

A equipe de natação da Melhor Idade de Nova Odessa teve ainda Roque Ferreira Rodrigues, 2º colocado nos 25 metros nado costas Categoria E e também classificado para a etapa estadual, além do 6º lugar de Edmundo Corteze. A delegação do Jori foi composta por 60 pessoas, entre atletas a partir dos 60 anos e a comissão técnica, que disputaram 11 das 14 modalidades esportivas disponíveis. Nova Odessa ficou em 8º lugar dentre 43 municípios participantes da etapa regional.

 

Comentários