18 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Campanha incentiva à doação de sangue

Compartilhe essa notícia!

LEGENDA DA FOTO: E/D – João Correia – vice-coordenador da Pastoral da Saúde; Silvio Alves Souza – Coordenador da RCC (Renovação Carismática Católica); Padre José Ailton Figueiredo  – Animador Diocesano da Pastoral da Saúde; Dom Fernando Mason, bispo da Diocese de Piracicaba; Luzia Ciganha, coordenadora diocesana da Pastoral da Saúde e Kelly Cristina Borges – Assistente Social do Hemonúcleo de Piracicaba.

Dia “D” de coleta será 18 abril

Com o objetivo de capacitar e orientar a população na busca de doadores e também incentivar o ato de doar sangue, a Igreja Católica, por meio da Pastoral da Saúde Nacional da CNBB, promove de 1 a 30 de abril, a campanha “Abril Solidário”, que traz como tema: “Pastoral da Saúde: solidariedade tá na veia”. Integrada à campanha nacional, na Diocese de Piracicaba, a iniciativa será desenvolvida pela Pastoral da Saúde e pela RCC (Renovação Carismática Católica) em todas as paróquias.

Na Diocese a campanha foi lançada na tarde desta terça-feira, 31, durante coletiva de imprensa que contou com a presença do bispo diocesano, Dom Fernando Mason; do padre José Ailton Figueiredo, Animador Diocesano da Pastoral da Saúde; de Luzia Ciganha, coordenadora diocesana da Pastoral da Saúde; João Correia, vice-coordenador da Pastoral da Saúde; Silvio Alves Souza, Coordenador da RCC (Renovação Carismática Católica) e Kelly Cristina Borges, Assistente Social do Hemonúcleo de Piracicaba.

Dom Fernando, que já foi doador de sangue, ressaltou a importância da campanha como fundamental para que todos possam com um gesto preservar a vida do outro. “A doação é um gesto fraterno e de amor ao próximo”.

De acordo com Luzia Ciganha, coordenadora diocesana da Pastoral da Saúde, todas as paróquias receberam cartazes e folders que estão sendo distribuídos aos fiéis com informações sobre os critérios para ser um doador e os locais para doação nos municípios que compõem a diocese. “Doar sangue é um ato de cidadania, solidariedade e gesto de amor para com o próximo”, ressalta Luzia.

Ainda como parte da campanha, no sábado, dia 18 de abril, será o dia “D” de doação de sangue. A coleta acontecerá das 7h30 às 13h, na sede da RCC Diocesana, localizada na rua do Rosário, 1114,no Centro, em Piracicaba. A ação será desenvolvida em parceria com o Hemonúcleo e contará com o apoio da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Centro de Comunicação Social e Câmara de Vereadores de Piracicaba, por meio do gabinete do vice-presidente, vereador Gilmar Rota.

A doação de sangue é, ainda hoje, um problema de interesse mundial; pois não há uma substância que possa, em sua totalidade, substituir o tecido sanguíneo.  Os Hemocentros têm dificuldades em manter o estoque de sangue para atender às necessidades específicas e emergenciais, colocando em risco a saúde e a vida da população.

Segundo a assistente social do Hemonúcleo Piracicaba, Kelly Cristina Borges, o banco de sangue necessita diariamente de no mínimo 100 doadores para ter um estoque regular. Contudo, nos últimos três meses o número de doadores tem sido inferior a 70 pessoas por dia.

A coordenadora da Pastoral da Saúde do Regional Sul 1 da CNBB, Wilda Aparecida Haynes explica que a doação de sangue não faz parte da vida da maioria dos brasileiros e brasileiras. “Precisamos entrar nessa corrente de solidariedade. Doação de sangue é um gesto de Servir!”.

Já o Sebastião Geraldo Venâncio, coordenador nacional da Pastoral da Saúde afirma, “este simples ato, doar sangue, significa muito para quem recebe e para quem doa, pois é um gesto em favor da vida e da saúde plena”.

Ainda sobre a campanha a Pastoral da Saúde Nacional criou um site  http://solidariedadetanaveia.com.br/index.php com todas as informações necessárias para ser um doador.

         Três principais critérios para ser um doador:

– Idade entre 16 e 69 anos (menores com autorização dos pais ou responsáveis)

– Pesar acima de 50 quilos

– Estar em boas condições de saúde.

Serviço: A Campanha “Solidariedade tá na veia!”. Dia “D” de doação de sangue, 18 de abril, das 7h30 às 13h, na sede da RCC Diocesana, localizada na rua do Rosário, 1114, no Centro, em Piracicaba.

 

Rosiley Lourenço/Ass. Imprensa da Diocese de Piracicaba

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!