Campanha de Vacinação contra a Gripe começa nesta segunda-feira em Nova Odessa

Secretaria de Saúde espera vacinar 12 mil pessoas este ano; professores foram incluídos em grupo prioritário

 

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa inicia na próxima segunda-feira, dia 17, mais uma edição da Campanha de Vacinação contra a Gripe. A exemplo do ano passado, a imunização será feita em etapas, começando pelos profissionais de saúde e pessoas com mais de 60 anos. Ao longo da campanha, serão imunizados também crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos, gestantes, puérperas, indígenas, professores e portadores de doenças crônicas. A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e influenza B.

 

“Recebemos na última semana a confirmação do Ministério da Saúde sobre o início da campanha e estamos preparando nossas equipes para a imunização”, explicou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato. A Campanha de Vacinação Contra a Gripe acontece até o dia 23 de maio.

 

De acordo com cronograma do Ministério da Saúde, na etapa que começa segunda-feira, dia 17, devem ser imunizados trabalhadores de saúde que atuam em hospitais e também em unidades públicas e privadas e também as pessoas com 60anos de idade ou mais.

 

A partir do dia 24 serão vacinadas gestantes, puérperas, crianças e indígenas. A imunização de pessoas com doenças crônicas começa em 02 de maio e, a partir do dia 08 de maio, serão vacinados professores.

 

A vacinação acontecerá de segunda a sexta-feira, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Centro, Jardim São Jorge, Jardim São Manoel e Jardim Alvorada e também na Unidade Básica de Acesso Avançado do Jardim São Francisco. “É importante ressaltar que apenas pacientes que estiverem nos grupos indicados pelo Ministério da Saúde serão vacinados. Quem estiver fora do grupo e quiser receber a vacina, orientamos que procure a rede particular, já que recebemos número de doses de acordo com o público alvo que temos na cidade”, afirmou Cocato.

 

Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Mestriner ressaltou que neste ano os professores foram incluídos no grupo a ser imunizado. “Eles deverão comparecer ao posto de saúde munidos com documento que comprove a função para, então, serem imunizados”, explicou.

 

Ela lembrou que a vacinação contra a gripe tem caráter preventivo. “Esperamos que a população que faz parte do grupo prioritário venha até uma de nossas unidades para se imunizar. Embora pareça inofensiva, a gripe, dependendo da idade e condições de saúde da pessoa, pode ocasionar uma série de complicações que podem inclusive levar ao óbito. Esta campanha é feita exatamente para evitar que isso aconteça”, frisou.

 

DIA D – A mobilização nacional contra a gripe acontece no dia 13 de maio. Nesta data, os postos de saúde estarão abertos para atendimento ao público, das 8h às 17h. Além dos profissionais que farão o atendimento para a imunização, a Secretaria de Saúde contará ainda com apoio de equipes administrativas, que auxiliarão os pacientes com orientações.

 

 

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO

 

A partir de 17 de abril:

Trabalhadores de saúde dos hospitais, trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados e pessoas com 60 anos de idade ou mais;

 

A partir de 24 de abril:

Gestantes, puérperas, crianças (entre seis meses e cinco anos incompletos) e indígenas;

 

A partir de 02 de maio:

Portadores de doenças crônicas – (são considerados doentes crônicos pessoas com:  problemas cardíacos – hipertensão com comorbidade e insuficiência cardíaca -; respiratórios – asma, DPOC -; renal  – renal crônico, hemodiálise -; hepático  – hepatites crônicas, cirrose -; imunodeficientes congênitos; transplantados; obesos e portadores de problemas neurológicos (síndromes como o down e AVC).  Vale ressaltar que portadores de doenças crônicas precisam levar uma prescrição médica para tomarem a vacina.

 

A partir do dia 08 de maio:

Professores

 

 

SERVIÇO

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

A partir de segunda-feira, dia 17 de abril, das 8h às 11h e das 13h às 15h, de segunda a sexta-feira.

A mobilização nacional acontece em 13 de maio, das 8h às 17h.

 

Confira os endereços dos postos de vacinação:

UBS 1: Avenida Carlos Botelho, 3 – Centro

UBS 2: Rua São Paulo, 65 – Jardim São Jorge

UBS 3: Rua Sigesmundo Anderman, 731 – Jardim São Manoel

UBS 5: Rua das Imbuias, 65 – Jardim Alvorada

Unidade Básica de Acesso Avançado: Rua Louis Francescon, 65 – Jardim São Francisco

 

 

Comentários