Capivari Saúde

Campanha de Prevenção do Câncer de Mama e Colo de Útero começa no dia 1º de outubro em Capivari

O Outubro Rosa já faz parte do calendário nacional. Em Capivari, foi instituído pela Lei 4.540/2014 e tem como foco chamar a atenção da mulher para se atentar à sua saúde e prevenir doenças graves. Por isso, a Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria da Saúde, realizará de 1 a 31 de outubro a 14ª Campanha de Prevenção do Câncer de Mama e Colo de Útero nas unidades de saúde do município.

Para participar, não é preciso realizar agendamento. Basta comparecer de segunda a sexta-feira no Ceamc (Centro Especializado de Atendimento à Mulher e à Criança), assim como nos postos de saúde dos bairros: Castelani, Engenho Velho, Padovani, Porto Alegre, Santa Rita e São João. Durante este período são disponibilizados exames e coletas.

Além disso, as unidades também atenderão aos sábados, das 8h às 12h, nas seguintes datas e locais:

– Ceamc – nos dias 6, 20 e 27 de outubro;

– Posto de Saúde Padovani – dias 6, 20 e 27 de outubro;

– Posto de Saúde Castelani – dia 6 de outubro;

– Posto de Saúde Porto Alegre – no dia 20 de outubro;

– Posto de Saúde Engenho Velho – no dia 20 de outubro;

– Posto de Saúde Rita – no dia 27 de outubro;

– Posto de Saúde São João – no dia 27 de outubro.

O exame

O exame preventivo do câncer do colo do útero, conhecido popularmente como exame de Papanicolau, é indolor, barato e eficaz. A fim de garantir a eficácia dos resultados, a mulher deve evitar relações sexuais um dia antes do exame, não usar duchas, medicamentos vaginais ou anticoncepcionais locais nos três dias anteriores ao exame e não submeter-se ao exame durante o período menstrual.

As causas de câncer de mama são ainda desconhecidas. O histórico familiar, a ingestão regular de álcool, são algumas possíveis causas. As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são: o autoexame das mamas, o exame clínico e a mamografia.

Mais informações podem ser obtidas pela Secretaria da Saúde, Rua Padre Haroldo, 553, Centro ou pelo telefone: (19) 3492-8200 ou Ceamc (Centro Especializado de Atendimento à Mulher e à Criança) na Avenida Chiquinho Quadros, 1000, Nova Capi, ou então pelo telefone: 3491-7590.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br