Campanha de Doação de Sangue ocorre neste sábado em Capivari

A Prefeitura de Capivari promoverá a segunda Campanha de Doação de Sangue neste sábado, dia 10, das 8h às 12h, no Posto de Saúde Central. Na primeira campanha realizada no mês de março contou com a presença de 150 candidatos, dos quais 116 estavam aptos a doar. As bolsas de sangue coletadas seguem para o Hemonúcleo de Piracicaba e fica à disposição da região.

Para se ter ideia, uma bolsa de sangue pode ser utilizada na transfusão de pelo menos três pacientes. É válido ressaltar que são respeitados todos os critérios técnicos, sendo que não há risco à saúde dos doadores. Além disso, as condições básicas para doar sangue são: sentir-se bem, com saúde (não ter tido gripe ou diarreia nos últimos sete dias ou qualquer tipo de infecção nos últimos 15 dias); apresentar documento com foto (RG, Carteira de Motorista, Carteira de Trabalho); ter no mínimo 16 anos (é necessário que o responsável acompanhe o doador para assinar autorização) e no máximo 69 anos 11 meses e 29 dias, sendo que o limite para a primeira doação é de 60 anos 11 meses e 29 dias.

É importante frisar que no dia da doação não é necessário fazer jejum, pelo contrário, é indicado que o doador tome um café da manhã leve evitando alimentos gordurosos, repouse mínimo de seis horas na noite anterior, não tenha ingerido bebidas alcoólicas no dia anterior a doação e evite fumar por pelo menos duas horas antes da doação. Estes requisitos devem ser seguidos também duas horas depois da doação e o esforço físico deve ser evitado durante o dia. Caso o doador se sinta mal nos primeiros 15 dias após a doação, ele pode procurar o posto de saúde mais próximo e informar as queixas para esclarecimentos.

Doe sangue, o gesto simples de fazer o bem. Outras informações pelo telefone 3492-8200 ou no Posto de Saúde Central, na Rua Padre Haroldo, 553, centro.

Comentários