Piracicaba Santa Bárbara d´Oeste

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 alerta para desafios do saneamento básico


“Casa comum, nossa responsabilidade” é o tema da CFE

 

Realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), a Campanha da Fraternidade  Ecumênica 2016 terá como tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24), com foco no saneamento básico, desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida aos cidadãos.

Na tarde desta quarta-feira, 10, durante coletiva de imprensa, realizada no Centro Diocesano de Pastoral, que contou com a presença do bispo diocesano Dom Fernando Mason, o coordenador Diocesano de Pastoral, Aparecido Barbosa e coordenador Diocesano da CFE 2016, Edgard Oliveira Batista, foram informadas as ações que estão sendo desenvolvidas na Diocese de Piracicaba durante a campanha. “Precisamos cuidar de nossa casa comum, nossa terra, para que se torne cada vez mais habitável. Temos que ter conscientização que nossa casa é uma casa de irmãos e somos todos responsáveis”, afirmou o bispo citando o tema da CFE.

 

Na Diocese de Piracicaba, como nos anos anteriores, encontros de formação foram realizados no mês de janeiro nas sete regiões pastorais que compõem a diocese. Durante os encontros os agentes de pastorais das paróquias puderam conhecer o conteúdo do texto-base da CFE 2016.  Os encontros foram coordenados pela Equipe Diocesana da Campanha da Fraternidade formada pelos diáconos Edgard Oliveira Batista e Odélcio Calligaris Gomes da Costa e os leigos Jairo Brunini, Domingo Nunes e Cesar Borgi.

De acordo com o coordenador diocesano da CFE 2016, Edgard Oliveira Batista, os encontros tiveram uma participação expressiva dos agentes de pastorais, totalizando aproximadamente 400 pessoas. “Os encontros tiveram como objetivo principal orientar os agentes de pastorais sobre as propostas da CFE e que desta maneira todos possam ser multiplicadores do conteúdo recebido em suas paróquias e comunidades”, salienta o diácono.

 

Na Diocese de Piracicaba, a CFE 2016 será aberta oficialmente nesta Quarta-feira de Cinzas, 10, às 19h30, na Catedral Santo Antônio, durante celebração presidida pelo bispo diocesano Dom Fernando Mason. A CFE ocorre durante o período quaresmal que tem início na Quarta-feira de Cinzas e prossegue até a Semana Santa, que em 2016 será de 20 a 27 de março.

 

“Em sintonia com o Conselho Mundial das Igrejas e com o papa Francisco, sobretudo depois que ele lançou a encíclica ‘Laudato Si’, a Campanha da Fraternidade chama a atenção sobre o atual modelo de desenvolvimento que está ameaçando a vida e o sustento de muitas pessoas, sobretudo dos mais pobres”, explica o bispo de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB, dom Francisco Biasin. Ele destaca que o atual modelo econômico, baseado no lucro, deve mudar, pois não favorece a biodiversidade e o desenvolvimento sustentável para a humanidade.

De acordo com dados divulgados pelo Conic, mesmo entre as maiores economias do mundo, o Brasil possui mais de 100 milhões de pessoas sem saneamento básico. O Estado brasileiro tem deficiência na prestação de serviços relacionados ao tratamento da água e do esgoto e à coleta de lixo. “O objetivo, portanto, da Campanha da Fraternidade Ecumênica é assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas, sobretudo os últimos e os pequenos, a partir da nossa fé, para favorecer políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro da casa comum que é a natureza, a terra onde nós vivemos”, acrescenta dom Biasin.

Parceria

O Conic é constituído pelas Igrejas Apostólica Romana (ICAR), Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), Presbiteriana Unida (IPU) e a Sirian Ortodoxa de Antioquia (ISOA).

Compõem a Comissão da CFE2016 o Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (Ceseep), a Visão Mundial e Aliança de Batistas do Brasil.

A Campanha também tem o apoio da Misereor, entidade episcopal da Igreja Católica na Alemanha que trabalha na cooperação para o desenvolvimento de países da Ásia, da África e da América Latina.

Campanhas Ecumênicas

A primeira Campanha da Fraternidade Ecumênica foi realizada em 2000, com o tema “Dignidade humana e paz” e lema “Novo milênio sem exclusões”. A segunda, em 2005, abordou “Solidariedade e Paz” e “Felizes os que promovem a paz”. A Campanha de 2010 tratou da “Economia e Vida”, a partir do lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.

 

 

Assessoria de imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br