Câmara Temática de Informática regional é reativada


O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste e presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, Denis Andia, reativou nesta terça-feira (18) a Câmara Temática de Informática da região. A medida, proposta por Denis e aceita de forma unânime pelos prefeitos e representantes dos 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas, tem o objetivo de fortalecer o órgão em estudos e futuras ações a serem colocadas em prática com relação ao desenvolvimento de softwares, programas regionais, medidas online, entre outros.

A reativação da Câmara Temática de Informática vai ao encontro da apresentação do projeto “Cidades Inteligentes”, desenvolvido pelo IMA (Informática de Municípios Associados) – empresa de economia mista fundada em 1976 em Campinas. Caberá a Câmara Temática de Informática o estudo de produtos para possíveis implantações de serviços de Tecnologia da Informação, Comunicação e suportes técnicos em segmentos de Saúde, Educação, Planejamento e Urbanismo, Atendimento ao Público, gerenciamento de documentos de forma digital e Diários Oficiais.

“A reativação da Câmara Temática de Informática dará um maior suporte ao Conselho da RMC e aos 20 Municípios da região para estudo e possíveis ações a serem colocadas em prática. Com um trabalho em conjunto podemos gerar economia aos cofres públicos e fortalecer ainda mais as tecnologias de informação”, comentou Denis. “Outra ação proposta é a inclusão das cidades da região no quadro associativo do IMA, o que traria um contato ainda maior com as tecnologias desenvolvidas”, acrescentou o prefeito.

Meio Ambiente em foco

Além desse tema, os prefeitos acompanharam as apresentações técnicas do Planejamento Ambiental Metropolitano, da Secretaria do Verde e Desenvolvimento Ambiental de Campinas, e de projetos Consórcio Intermunicipal de manejo de Resíduos Sólidos (Consimares), órgão presidido pelo prefeito Denis Andia durante o ano de 2013. “Cada dia mais as Administrações Municipais devem se planejar e buscar formas de para a gestão do Meio Ambiente. Os Municípios devem buscar a sustentabilidade de forma responsável, até em um pensamento metropolitano, haja vista que o descarte e destinação de resíduos, por exemplo, custam muito às Prefeituras”, analisou o prefeito e presidente da RMC. “Assim como a Câmara Temática de Informática, reativamos a Câmara Temática de Meio Ambiente, algo proposto pelos prefeitos da região, para tratarmos de algo importante e assumirmos uma responsabilidade que é de todos nós”, finalizou Denis Andia.

18/04/2017

Comentários