18 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Câmara sedia última reunião do Conselho Fiscal do Consimares de 2015

Compartilhe essa notícia!

A Câmara de Santa Bárbara d’Oeste sediou, nesta sexta-feira (11), a última reunião itinerante do conselho fiscal do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos) de 2015. O encontro contou com a presença do presidente do Legislativo barbarense, Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB), da equipe técnica do consórcio e de parlamentares de outras cidades, os quais também integram o conselho.

Na reunião desta manhã, os parlamentares foram informados a respeito da intenção do Consimares em ampliar sua área de atuação, passando a prestar serviços de saneamento e drenagem urbana, assim como na área da saúde e na qualificação de servidores. De acordo com Alexandre Cecilio, assessor jurídico do Consimares, o consórcio é uma via para as cidades conseguirem melhores preços e facilitação nos produtos e serviços. “O principal tópico, até por ser um gargalo quase mundial, é a questão da saúde, com a contratação de profissionais, exames, medicamentos de forma consorciada”, afirmou, destacando que, a compra em grupo, pode gerar uma economia de até 38% aos municípios com essas despesas com relação ao valor de mercado.

Antes de apresentar essa proposta ao conselho fiscal, a sugestão de ampliação de serviços foi apresentada à diretoria do Consimares, composta por prefeitos de diferentes cidades da região. “A reunião desta manhã se deve ao fato de o conselho fiscal atuar de forma importante nas decisões do consórcio, orientando os prefeitos. Além disso, em última instância, haverá a necessidade da aprovação dessas alterações nas Câmaras Municipais”, destacou Cecilio, ressaltando que a ação consorciada é bem vista pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas, uma vez que garante mais transparência, agilidade e economia às ações dos Municípios.

Fora a apresentação do novo plano de ações do Consimares, na reunião de hoje, também foi apresentada a alternativa de implantação de quatro contêineres de recicláveis distribuídos pela cidade, em vez da criação de um ecoponto. Essa medida tem sido estudada por diferentes municípios da região. Também nesta manhã, o consórcio entregou a segunda remessa de lixeiras, contendo 210 unidades, para a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste. Essas lixeiras devem ser instaladas em postes nas vias mais movimentadas da cidade, evitando que pedestres joguem lixo no chão.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!