Câmara sedia reunião do Parlamento Metropolitano

Com a participação de vereadores de 13 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), Santa Bárbara d’Oeste sediou, nesta sexta-feira (7), a 4ª Reunião do Parlamento da RMC. O evento foi promovido no Plenário Dr. Tancredo Neves, sendo presidido pelo presidente do Parlamento e da Câmara Municipal de Indaiatuba, Hélio Ribeiro. A Mesa que conduziu os trabalhos também contou com a presença do presidente da Câmara barbarense, vereador Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR), do prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Miguel Brito, além de presidentes de outras Câmaras Municipais da região.

Logo no início da reunião, o coordenador do “Via Rápida Emprego”, Deizo de Souza, falou sobre esse programa de qualificação profissional, que oferece cursos gratuitos a interessados alfabetizados, com mais de 16 anos da idade. Neste ano, esse projeto itinerante estará presente em Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa e Indaiatuba. Os cursos têm 30 dias de duração, com a capacidade de receber 60 alunos durante os três períodos. De acordo com Deizo, pesquisa de 2016 aponta que 40% das pessoas alcançadas pelo Via Rápida Emprego alcançam renda, seja pelo trabalho formal ou abrindo o próprio negócio. Atualmente, o Estado de São Paulo possui 4 milhões de desempregados.

Em seguida, o presidente da Câmara Municipal de Americana, Dr. Alfredo Ondas, que é delegado da Polícia Civil, falou sobre a Frente Parlamentar de Segurança Pública da RMC, que tem efetuado levantamento com os representantes das Câmaras Municipais a respeito das dificuldades enfrentadas pelos municípios na área da Segurança Pública. “A partir desse mapeamento, essa radiografia de toda essa situação, identificando demandas comuns, vamos poder, com a força do conjunto das 20 cidades da RMC, reivindicarmos em nome da região. E não só isso, nós temos algumas sugestões, percorrendo as diversas cidades, conclamando os legisladores e presidentes das Câmaras Municipais, a aderirem ao videomonitoramento, visando à redução da criminalidade”, afirmou. O parlamentar, no entanto, disse que essa Frente Parlamentar não deve ficar restrita ao videomonitoramento, cobrando ações efetivas do governo estadual.

Hélio Ribeiro, presidente do Parlamento Metropolitano, destacou a importância da reunião desta sexta-feira para a discussão de temas importantes, como a capacitação para o mercado de trabalho e a segurança pública. Ele também agradeceu o presidente do Legislativo barbarense, Kadu Garçom, pela acolhida, e ainda ressaltou que o prefeito Denis Andia, presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, que mais uma vez abriu espaço para o Parlamento junto ao conselho que também envolve as 20 cidades da região.

Comentários