Câmara recebe visita de presidente e diretora da Fenalegis


A Câmara de Santa Bárbara d’Oeste recebeu, nesta quarta-feira (18), a visita de Antonio Carlos Fernandes, presidente da Fenalegis (Federação Nacional dos Servidores do Legislativo e dos Tribunais de Contas Municipais), e de Leonilda Helena de Lima, diretora dessa entidade. Eles conversaram com o presidente desta Casa de Leis, Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB), e com representantes de diferentes setores da instituição. Desde março, a Fenalegis é quem representa os servidores da Câmara barbarense.

“Nosso objetivo foi conhecer uma das câmaras que é modelo de organização para o Brasil. Extremamente organizada, equilibrada em seus cargos efetivos, comissionados e na estrutura política, que é o tripé que compõe nossas instituições. Viemos para estreitar essas relações e ficamos muito bem impressionados com a estrutura extremamente profissionalizada e capacitada que encontramos aqui”, afirmou Antonio Carlos Fernandes.

Ele também ressaltou a importância da conscientização dos servidores e do público em geral a respeito do motivo da diferenciação entre sindicatos que representam funcionários do Executivo e do Legislativo. “São Poderes distintos. Quem faz a gestão do pessoal do Executivo é o prefeito, enquanto a gestão do Legislativo cabe ao presidente e à Mesa Diretora”, explicou, ressaltando que, apesar de separados, os sindicatos podem harmonizar suas condutas e atuar como parceiros em suas demandas.

Ainda na visita, o presidente da Fenalegis conversou com Juca a respeito de possíveis parcerias com a Câmara barbarense, para a realização de eventos públicos, com objetivo de capacitar servidores e parlamentares, assim como de ampliar a participação dos cidadãos no processo legislativo. Para Juca, o fortalecimento da representatividade dos funcionários contribui para o processo de aperfeiçoamento da gestão pública. “As câmaras municipais servem como primeiro contato dos cidadãos com a o exercício da democracia. Por isso, os servidores desenvolvem um importante papel, uma vez que são os responsáveis por manter essa estrutura funcionando em parâmetros elevados”, concluiu.

Comentários