Câmara recebe exposição “Um olhar fotográfico sobre as fontes históricas de Americana” durante o mês de agosto

A Câmara Municipal de Americana recebe a exposição “Um olhar fotográfico sobre as fontes históricas de Americana” até o dia 31 de agosto, no saguão da Casa. A mostra conta com fotografias dos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Wilson Camargo, orientados pela professora de História Cláudia Monteiro, e busca reconstruir a importância dos monumentos históricos e os locais de memória da cidade.

 

Diversos pontos históricos foram visitados para a captura das imagens. As fotografias evidenciam fontes materiais e imateriais: os casarões, as casas, as crianças, o velho e a resistência histórico/cultural de um povo que preserva suas origens e tradições dos antepassados.

 

“A estratégia foi utilizar os aparelhos celulares e câmeras fotográficas e utilizar a fotografia como fenômeno de preservação, o olhar histórico visto pela fotografia, a mesma auxiliando como recurso na pesquisa, pois o fotógrafo/historiador ‘saqueia, mas também preserva, denuncia, mas também consagra’”, explica a professora Cláudia Monteiro, orientadora do projeto.

 

Segundo Cláudia, que também é representante da Unegro Americana (União Nacional do Povo Negro), a produção da exposição teve como objetivo também destacar a trajetória histórica do povo negro no município. “O negro deixou um legado na formação das riquezas dessa cidade, mas infelizmente foi severamente negligenciado e ocultado nos seus registros históricos”, aponta.

 

O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Dr. Alfredo Ondas (PMDB), destacou a presença constante de exposições no espaço do Legislativo durante o ano de 2017. “Desde o início do ano temos sido procurados por artistas, escolas e entidades que se disseram interessados na cessão do nosso saguão para essas mostras e apresentações. A Câmara é um espaço público, e deve ser aproveitado como tal, trazendo a população até aqui. Estamos à disposição para quem quiser realizar suas exposições, e convidamos a população a comparecer e conhecer as fotografias”, comentou.

 

A exposição fica aberta à visitação no saguão até o dia 31 de agosto, nos horários de funcionamento da Câmara: de segunda a sexta, das 8h às 17h.

 

Serviço

Exposição “Um Olhar Fotográfico Sobre as Fontes Históricas de Americana”

De 02 a 31/08

Segunda a sexta, das 8h às 17h

Saguão da Câmara Municipal de Americana – Praça Divino Salvador, 5 – Jd. Girassol

Entrada gratuita

Comentários