RMC

Câmara realiza nesta terça audiência pública sobre proibição de queima de fogos de artifício em Americana


A Câmara Municipal de Americana realiza na terça-feira (14), às 19h, no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, audiência pública para discussão da proibição da queima de fogos de artifício em Americana. A realização da audiência foi solicitada através de requerimento de autoria do vereador Gualter Amado (PRB). A TV Câmara transmite ao vivo pelo canal 4 da NET.

 

A audiência será pautada pelo debate do projeto de lei nº 5/2017, de autoria dos vereadores Guilherme Tiosso (PRP) e Maria Giovana (PC do B), que dispõe sobre a proibição da queima dos fogos classes C e D, considerados os maiores e mais perigosos. Segundo os autores, o Ministério da Saúde alerta para os riscos de queimaduras e acidentes pelo manuseio inadequado de fogos de artifício durante as festas. “Além de mortes, o uso de fogos de artifício pode provocar queimaduras, lesões com lacerações e cortes, amputações de membros, lesões de córnea ou perda da visão e lesões auditivas. Além, é claro, de graves consequências aos animais em função da poluição sonora”, apontam.

 

De acordo com Gualter, o objetivo da audiência é ampliar a discussão sobre o assunto e envolver diversos segmentos da sociedade. “Dentro de um princípio democrático e participativo, esse debate deve ter a participação de vários segmentos representativos da sociedade civil e dos poderes constituídos e de órgãos institucionais que, direta ou indiretamente, tenham interesse na questão”, relata.

 

“Sendo um assunto de extrema importância popular e de interesse de parlamentares desta casa, e que envolve várias entidades, órgão municipais, e até mesmo a economia popular, esse parlamentar, preocupado com a repercussão e consequências acerca da proibição dos fogos de artifício no nosso município, requer a opinião da população sobre o tema”, acrescenta Gualter.

 

Para a audiência, foram convidados o secretário municipal de Meio Ambiente, Eraldo Camargo, o diretor da Guarda Municipal de Americana, Marcos Guilherme, o comandante do Posto de Bombeiros de Americana, 1º Tenente Vitor Penteado Chaves, representantes do ramo de comércio de fogos de artifício da cidade e de entidades assistenciais que tratam de crianças com síndrome de Down, além de diversos segmentos da sociedade civil. A audiência é aberta a toda a população interessada no tema.

 

 

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br