Câmara Municipal de Limeira agora possui ponto de descarte de pilhas e baterias

Legislativo dá novo passo em prol da sustentabilidade

A Câmara Municipal de Limeira dá um novo passo em prol da sustentabilidade. Agora, os munícipes podem descartar suas pilhas e baterias usadas no “pilhão”, ponto de descarte permanente, localizado na recepção do prédio do Legislativo, ao lado da sala da Ouvidoria.

Com os avanços tecnológicos, o uso de baterias cresceu indiscriminadamente. Segundo dados da USP de São Carlos, mais de 800 milhões de unidades são descartadas por ano só no Brasil.

As pilhas são compostas por metais pesados, como cádmio, chumbo e mercúrio. Esses metais são tóxicos e, se jogados no lixo comum, podem contaminar o solo e os lençóis freáticos. Uma única pilha é capaz de poluir 175 mil litros de água, ou contaminar uma área equivalente a um campo de futebol.

Além de poluir o meio ambiente, caso esses metais tenham contato com a água e entrem na cadeia alimentar, podem causar sérios danos à saúde, como câncer e problemas no sistema nervoso central.

Portanto, não se deve jogar pilhas ou baterias no lixo comum, esses materiais devem ser descartados em pontos de recolhimento, como o da Câmara Municipal, que dará destinação correta para eles.

O pilhão, local destinado ao descarte das baterias e pilhas, está localizado na recepção do prédio da Câmara Municipal, que fica na Rua Pedro Zaccaria, 70, no Jardim Nova Itália. O descarte pode ser realizado durante o horário de expediente da Câmara, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Às segundas-feiras, quando acontecem as sessões ordinárias, é possível fazer o descarte até o fim da sessão.

Serviço

O quê: “Descarte consciente de pilhas e baterias. Coloque pilha nessa ideia”.

Onde: Recepção da Câmara

Quando: De segunda à sexta-feira, das 8 às 18h

 

 

Comentários