Cães da Guarda Municipal protegem e educam em S.Bárbara

Urso, Sheik e Jade. Os cães da Guarda Municipal de Santa Bárbara d´Oeste protegem, educam e interagem com a população. Tratados por guardas municipais, os cães recebem treinamento que inclui disciplina e ordem, sem esquecer do carinho e presentes.

Fora do Canil, os cães desempenham um importante trabalho de patrulhamento e ações sócio-educativas. Em 2016 foram 130 ocorrências e 70 apoios às viaturas e instituições. Eles ajudaram na apreensão de aproximadamente 15 quilos de entorpecentes desde o início da atuação dos cães em 2013. Nas escolas municipais realizaram 32 apresentações em ações de conscientização sobre maus tratos e abandono de cães, em parceria com a Defesa Civil e o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) somente no ano passado.

O Urso é um Pastor Alemão, que atua no patrulhamento e também agrada crianças e famílias com seu jeito dócil nas ações sociais. Sheik e Jade são da raça Pastor Belga Malinois e da mesma família – Jade é filha de Sheik. O Sheik atua protegendo os guardas e a Jade tem o faro aguçado para identificar entorpecentes. Durante o treinamento, os cães são condicionados com o odor específico das drogas e as procuram como uma brincadeira, recebendo uma bolinha ou outro brinquedo como prêmio pelo achado.

As atividades do Canil da Guarda começaram em junho de 2013 com a capacitação de guardas civis para trabalhar com cães, como adestradores e condutores. Em julho daquele ano, Urso e Sheik chegaram ao espaço e iniciaram o treinamento. Eles começaram a atuar junto com os guardas em setembro do mesmo ano.

Escolas e instituições podem solicitar a apresentação sócio-educativa do Canil da Guarda enviando um ofício à Guarda Civil Municipal ou pelo e-mail sesetran@santabarbara.sp.gov.br. O Canil está localizado junto à Guarda, na Rua Curitiba, 259, Cidade Nova. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3457.9444.

Comentários