18 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Cadeirantes ganham academia ao ar livre em S. Bárbara

Compartilhe essa notícia!

Academia conta com 10 equipamentos adaptados para várias modalidades

 

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio das Secretarias de Esportes e Obras e Serviços, instalou nesta terça-feira (23) academia ao ar livre voltada especificamente para pessoas com deficiência. Com 150 m², Santa Bárbara conta agora com 10 equipamentos de diversas modalidades instalados no Parque dos Ipês, no Jardim Belo Horizonte. Os serviços de adequação do novo espaço seguem nos próximos dias. O investimento é de R$ 30 mil por meio de convênio entre o Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

 

Segundo o vice-prefeito e secretário de Esportes, Anízio Tavares da Silva, a instalação dos equipamentos é um importante passo na inclusão de pessoas com deficiência à sociedade, conscientização para a atividade física regular e ao esporte com qualidade. “As pessoas com deficiência terão mais uma opção e fácil acesso no desenvolvimento de atividades físicas, contribuindo para a melhoria da capacidade física, postura, mobilidade e independência, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida. Além disso, outro objetivo desse novo espaço é promover maior socialização da pessoa com deficiência”, comentou.

 

A academia faz parte de um programa do Governo do Estado de São Paulo denominado “Equipamentos de Musculação Adaptados”, que tem como objetivo principal oferecer um maquinário adequado para que os deficientes possam realizar exercícios específicos, sob a coordenação de um especialista. Ao todo, a academia contempla dez equipamentos de musculação adaptados para pessoa com deficiência: máquina tríceps, máquina bíceps, máquina supino vertical, máquina de remada sentado, máquina abdominal, máquina twist, jogo de barras, jogo de barras paralelas, máquina giro de punho e bicicleta de mão.

 

Esses maquinários atendem, principalmente, às necessidades do cadeirante, já que contam com trava de segurança para prender a cadeira à plataforma durante os exercícios. Também contam com uma estrutura adequada para evitar que o usuário tenha qualquer distúrbio ou lesão. Todos os equipamentos possuem adesivos explicativos, incluindo a linguagem braile, sobre o modo de utilização inicial e final de cada exercício e sobre os músculos que são trabalhados.

 

Fotos: Luís Eduardo Deffanti

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!