Brasileiro Caixa de Ginástica Artística abre nesta sexta-feira com 14 equipes na disputa

A principal competição nacional de ginástica artística, o Campeonato Brasileiro CAIXA de Ginástica Artística, será realizada a partir desta sexta-feira (4) e segue até domingo, no ginásio do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo (SP). As notas obtidas pelos ginastas neste final de semana servirão como base para a convocação das 24 vagas das seleções feminina e masculina que irão representar o Brasil no Mundial de Ginástica de Montreal, no Canadá, em outubro.

Ao todo, 14 equipes do país disputarão os títulos de melhores equipes feminina e masculina. Os ginastas devem passar por todos os aparelhos (all around), concorrendo ao título de ginasta mais completo. Entre os ginastas mais conhecidos do público, estarão os medalhistas olímpicos Arthur Nory (EC Pinheiros), Arthur Zanetti (SERC/São Caetano) e Diego Hypolito (ASA/São Bernardo). Entre as meninas, o público poderá conferir as apresentações de Daniele Hypolito (ASA/São Bernardo) e Flávia Saraiva, Jade Barbosa e Rebeca Andrade (Flamengo).

“Este é um ano de transição, vai se montar uma base da seleção. É o ponto de partida para o ciclo que estamos encarando agora até 2020”, afirma o coordenador do Departamento de Ginástica Artística do Pinheiros, Raimundo Blanco. “Como é o primeiro campeonato do ano, o que vai sair é um grupo de ginastas que vai ser escolhido para integrar a futura seleção”.

De acordo com Blanco, outras seletivas ainda podem ser realizadas durante o ano de 2017 caso não sejam preenchidas as vagas em disputa no Brasileiro CAIXA, em que os atletas devem atingir notas mínimas pré-estabelecidas pela comissão técnica. “Depois dessa seletiva terão outras seletivas que podem estar dentro de campeonatos ou podendo ser somente seletivas”, disse.

Além das vagas na seleção principal para o Mundial, o Campeonato Brasileiro também será seletiva para o Sul-Americano Infantil e Juvenil de Mar del Plata, na Argentina, de 18 a 24 de setembro.

2017-08-03_brasileiro-de-ginastica-interna-02.jpg

 

Para o ginasta Angelo Assumpção, de 21 anos, o Brasileiro 2017 tem um gosto especial. O atleta ficou afastado dos tablados desde agosto do ano passado, quando rompeu o tendão de Aquiles durante a seletiva para o Pan-Americano do Peru. “Foi uma surpresa porque ninguém esperava por isso. Eu operei e fiquei fora até o início do ano. Voltei com todo o trabalho de fisioterapia e hoje estou aqui para ir atrás desses títulos”, diz o paulistano, que integra a equipe do Pinheiros desde os sete anos.

“Foi um momento difícil que passei pela minha vida, mas hoje eu já tenho esses objetivos novamente claros e daqui pra frente é trabalhar para acontecer”, conta o especialista no salto, ouro na Copa do Mundo de Ginástica São Paulo 2015, que garante que irá brigar por uma vaga na seleção principal.

Entre as equipes participantes, no adulto Masculino estão: Minas Tênis Clube; Esporte Clube Pinheiros; SESI-SP; Grêmio Náutico União; ASA/São Bernardo do Campo; Taubaté; SERC/São Caetano; Centro de Ginástica do Pará; Brasil Futebol Clube; Setor Leste; Adeco e CRF, e, no adulto feminino: Clube de Regatas Flamengo; Cegin; Adeco; E.C. Pinheiros; SERC/São Caetano; ADC São Bernardo; Minas Tênis Clube e Grêmio Náutico União.

Serviço 
Campeonato Brasileiro CAIXA de Ginástica Artística
Local: E.C. Pinheiros, em São Paulo (SP)
Entrada gratuita

sexta-feira, 4
14h00 às 19h00 – competição infantil

sábado, 5
08h30 às 13h40 – classificatórias adulto
14h30 às 19h05 – competição infantil
19h15 – premiação infantil

domingo, 6
08h30 às 12h00 – competição all around e finais por equipe adulto
12h15 – premiação adulto

 

 

Agência Caixa de Notícias