28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Bonecas antigas são expostas no Museu Prudente de Moraes

Compartilhe essa notícia!

Mostra conta com bonecas a partir da década de 1890; entrada franca

 

 

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes recebe na próxima terça-feira, 19, a exposição de um dos brinquedos mais antigos e populares do mundo. A mostra Bonecas Antigas, do acervo pessoal da restauradora Cristina Paulon conta com bonecas a partir da década de 1890. A exposição pode ser vista até 27 de janeiro de 2018.

 

A coleção iniciada com uma pequena boneca de plástico da fábrica Estrela, ao longo do tempo, chegou a mais de 90 peças com exemplares de diversas origens e materiais. São bonecas fabricadas no Brasil, Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra, entre outros países.

 

As mais antigas criadas a partir de 1890 são de massa. Há bonecas de pano, plástico e outras fabricadas em celulóide, com cabelos sintéticos ou lã. Estão expostos ainda, vestidos antigos utilizados em bonecas.

 

De acordo com a curadora Cristina Paulon, a boneca do mundo ocidental surgiu apenas no século XVIII, como manequim de casas de alta moda que atendiam a nobreza. “No Brasil as bonecas de fabricação caseira eram produzidas com massa de papel ou recheio de palha e as cabeças moldadas em massa e recobertas com gesso, além das bonecas de pano. Até as bonecas chegarem às casas de famílias abastadas, foi um longo caminho de adaptações e desenvolvimento de materiais e tecnologia”, explica.

A exposição Bonecas Antigas revela ao público momentos de recordação e reflexão sobre a representatividade feminina sociocultural, nos tempos atuais. Um longo caminho percorrido que vai da bonequinha de luxo criada apenas para enfeite, que passa pela representação social com bonecas donas de casa e mãe, até chegar à mulher de negócios.

 

Serviço – Exposição Bonecas Antigas. De 19/12 a 27/01 no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes (rua Santo Antonio, nº 641, Centro). Visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábados e feriados das 9h às 13h. Entrada franca. Informações (19) 3422-3069.

 

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!