Giro de Notícias Variedades

Boletim semanal com o resumo de tudo que foi destaque em Sorocaba e Região

 

CARROS ABANDONADOS FAZEM ANIVERSÁRIO EM SOROCABA

Foto: Marcelo Gaúcho

Girando pelas vilas e bairros de Sorocaba, encontramos um grande número de carros abandonados. Muitos deles têm placas de cidades da região e até de outros estados do Brasil. Grande é a lista de problemas em decorrência desse abandono. Um deles é a água parada que pode ser o canal de entrada de vetores transmissores da Dengue, Zyka, Chicungunya além do que esses mesmos veículos possivelmente foram usados para praticar delitos ou são oriundos de crimes. Existe uma Lei municipal (n°10.731) datada em 26 de fevereiro de 2014 que dispõe da retirada desses veículos das vias públicas. Na Rua Fuad Bachir Abdala (Bairro Jardim Faculdade esquina com a Estação Rodoviária) temos um automóvel Renault Clio Sedam com placas de São Vicente castigado pelo tempo  que está abandonado desde a primeira semana de dezembro passado. Os moradores relatam que perderam a conta das vezes que acionaram o departamento de transito para remoção do veículo e a resposta que recebem é sempre a mesma: se o veículo não está estacionado em local proibido e não existe nenhum boletim de ocorrência envolvendo o mesmo, nada pode ser feito além de esperar que o responsável venha retirá-lo do local. Na prática essa lei não está sendo cumprida em todos os casos. Até o fechamento dessa edição o automóvel citado continuava abandono e também nós da redação do SB24horas continuávamos esperando resposta sobre o caso.

URBES: Autarquia responsável pelo trânsito em Sorocaba.

 

CRESCE O NÚMERO DE MOTORISTAS DE CARRO POR APLICATIVO NA CIDADE

A cena é a mesma. Filas de carros estacionados, celulares afixados em suportes no para brisa, motoristas sentados ao volante (alguns cochilando) e poucas vagas para estacionar. São os motoristas de carros por aplicativo que minam as ruas de Sorocaba. Em um raio de 300m no centro da cidade encontramos cerca de 70 carros. Quando o serviço chegou à Sorocaba existiam 800 vagas para motoristas residentes no município. Com o tempo o número passou para 2000 mas atualmente o cenário é outro. Especula-se que cerca de 3500 motoristas atuem na cidade visto que a RMS (região metropolitana de Sorocaba ) comporta 40 municípios e boa parte desse profissionais do volante migra para cá em busca de oportunidades. Conversei com C.M de 37 anos que relata o seguinte: até fevereiro ele rodada cerca de 10 horas por dia (200 kms em horários alternados ) e nesse tempo faturava entre  R$ 190 e R$ 250 já descontado o valor do combustível. De maio para cá ele teve que estender sua jornada para 14 horas por dia e muitos vezes não consegue mais o mesmo lucro. Algumas horas do dia ele fica sem chamadas e quando aparecem, elas são menores e mais curtas. A resposta para essa diminuição na procura pelo serviço seria o grande número de motoristas atuando na região.

 

 

REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA APRESENTA 40 CANDIDATOS ÀS CÂMARAS ESTADUAIS E FEDERAIS

Sorocaba é o polo central de uma grande região. Atualmente 40 municípios compõe a RMS(região metropolitana de Sorocaba). Somente na Manchester Paulista (Apelido conferido à Sorocaba) mais de 458 mil pessoas estão aptas à exercer a cidadania no pleito que se aproxima.  Além do número de eleitores ser elevado, também o número de candidatos se apresenta alto. Na RMS são 40 postulantes buscando mudar de endereço e o destino pode ser São Paulo ou Brasília. Somente lotados em Sorocaba são 13. Alguns na sua primeira tentativa, outros são ex- vereadores e também atuais ocupantes de cadeiras no legislativo Municipal. A Vice- Prefeita Jaqueline Coutinho (PTB) tentará se eleger Deputada Estadual. Mas um candidato em especial chamou minha atenção. Semana passada noticiei aqui a proposta de um Vereador  de conceder o título de Cidadão Sorocabano à dois deputados e ainda disse que essa prática era comum em anos eleitorais visto que legisladores municipais tentam estreitar laços com as esferas superiores. Nessa semana, em uma esquina do centro da cidade, me deparo com um carro sendo conduzido pelo próprio vereador e no vidro traseiro uma propaganda anunciando sua candidatura a vaga de Deputado Estadual. Lembrando que o pleito é livre para os que estão aptos a concorrer e meu comentário fica relacionada à notícia da semana anterior. Homenagear para estreitar laços e depois concorrer, seria esse o caminho?

 

SEQUÊNCIA DE CRIMES TERMINA EM ESTUPRO E PRISÃO DE HOMEM EM VOTORANTIM

 

Um home de 27 anos foi preso nessa segunda feira (27) em Votorantim. O mesmo foi o autor de uma sequência de crimes desde a noite de domingo (26).

ENTENDA O CASO: Por volta das 22:00 de domingo(26) uma mulher de 34 anos esperava            ( dentro do carro)    seu filho de 13 anos sair de uma casa. Nesse momento ela foi abordada por um homem que anunciou o assalto. Já com o filho dela dentro do caro o meliante rodou por vários lugares da cidade enquanto bebia, fumava e consumia drogas. Parou em lojas de postos de gasolina, tentou entrar em motéis, hotéis e não conseguindo parou o carro em um local retirado. Colocou o menino no parta malas do automóvel e cometeu o estupro contra a mulher. Depois disso, rodaram até pouco antes das 5:00  da manhã quando o dinheiro da vítima havia acabou. Foram então até a residência dela e pegaram mais uma determinada quantia. Depois disso o homem tentou entrar na loja de outro posto e gasolina, momento esse em que a mulher conseguiu pedir ajuda e o mesmo empreendeu fuga. Durante o dia ele cometeu mais alguns furtos no comércio e foi identificado por algumas pessoas que chamaram a polícia militar. O bandido foi preso e encaminhado para a Delegacia de Amparo a Mulher de Votorantim onde permaneceu por todo o dia. Ele será indiciado pelos crimes de roubo, sequestro, estupro e cárcere privado. A mulher foi atendida, recebeu os primeiros socorros e está tomando o coquetel contra doenças sexualmente transmissíveis.

 

PRESIDENTE DO LEGISLATIVO SOROCABANO ASSUME A PREFEITURA

Na tarde dessa quarta feira (29) o Vereador Rodrigo Manga (DEM) assumiu o comando do executivo municipal. O Prefeito Municipal José Crespo (DEM) está em viajem oficial ao Rio de Janeiro onde foi conhecer as instalações e o método de trabalho do VLT (veículo leve sobre trilhos) que em breve será implantado em Sorocaba.  Manga assume a cadeira de chefe do executivo já que a vice-prefeita Jaqueline Coutinho (PTB) está licenciada do cargo devido sua candidatura à vaga de Deputada Estadual. O vereador segue no cargo até o final do expediente de sexta feira (31).

Marcelo Gaúcho

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br