24Horas Giro de Notícias Variedades

Boletim semanal com o resumo de tudo que foi destaque em Sorocaba e região

 

 

GARIMPO ILEGAL EM SOROCABA

Segundo matéria exibida no Fantástico do último domingo (19) uma empresa de Sorocaba é responsável por crimes ambientais. A SATURNIA, uma das maiores fabricantes de baterias para carro e caminhão que faliu em 2016, cinco anos depois de fechar seria a responsável por descartar de forma ilegal restos de bateria em uma área aos fundos do antigo prédio em que funcionava. A equipe da TV TEM de Sorocaba (Afiliada da Rede Globo) acompanhou durante muitos dias a movimentação no local e constato que, crianças, jovens e muitos adultos reviravam a terra sem qualquer proteção para extrair os metais ali enterrados. Até uma fumaça de forte odor podia ser vista e sentida saindo do solo. Segundo ex-funcionários da empresa, as baterias eram destruídas a base do machado e seus restos depositados em um terreno. Metais como chumbo, cádmio, alumínio entre outros foram encontrados em análise feita no local. Moradores relatam lucro de mais de 1 milhão de reais com venda do chumbo extraído do garimpo clandestino. O promotor do meio ambiente de Sorocaba Jorge Marum vai pedir à justiça que os donos da fábrica sejam localizados e responsabilizados. Esse mesmo Promotor, na década de 90, já havia notificado a SATURNIA por incidentes correlatos. A prefeitura mandou cercar a área e a empresa recebeu multa no valor de 257 mil reais até o momento. A CETESB (Agência do Governo do Estado responsável pelo controle e fiscalização de ações ligadas ao meio ambiente) esteve toda a semana no local com diversos agentes.

Obs: A quantidade de Chumbo encontrada nas análises de solo do local é 1 milhão de vezes maior que o permitido para o contato humano.

 

 

PARAQUEDISTA MORRE AO CHOCAR-SE COM CAMINHÃO

Domingo foi um dia muito triste para os praticantes de paraquedismo em Boituva. Diego de 37 anos com mais de 130 saltos acabou morrendo ao chocar-se com um caminhão. Exatamente isso, um caminhão.

Entenda o caso: a câmera do capacete de um colega que saltou junto com Diego mostra o atleta soltando as mãos do companheiro e de repente ele vira de barriga para cima, procedimento que não é normal, ainda nas imagens é possível ver que ele se distancia dos demais e perde-se no ar.  O paraquedas de segurança abriu a 750 metros do solo já que sua função é essa. Um caminhoneiro que passava pela rodovia Castelo Branco disse que viu um vulto se aproximando do seu caminhão é que não conseguiu desviar. Diego chocou-se com o caminhão que só conseguiu parar  a 200 metros do local do choque. O atleta foi atendido por uma equipe de emergência da concessionária da rodovia e não resistiu. Ele deixa a esposa grávida de cinco (5) meses. A câmera do capacete de Diego não foi encontrada e suas imagens podem ajudar a esclarecer o trágico ocorrido.

 

 

VEREADOR VITÃO DO CACHORRÃO PROPÕE ENTREGA DE TÍTULO DE CIDADÃO SOROCABANO PARA DEPUTADOS

Vereador Vitão do Cachorrão (MDB) propôs a entrega de título de cidadão Sorocabano para a Deputada Estadual Rita Passos (PSD) e para o Deputado Federal Herculano passos. Tal prática é comum em anos eleitorais visto que os legisladores municipais tentam estreitar seus laços com deputados das duas esferas superiores. A proposta será analisada. Lembrando que os dois Deputados são do Município vizinho de Itu.

 

VEREADORES ADIAM VOTAÇÃO SOBRE DECRETO DO PREFEITO JOSÉ CRESPO QUE FAZIA EXIGÊNCIAS PARA MOTORISTAS E CARROS DE TRANSPORTE POR APLICATIVO

 

Na sessão da câmara dessa terça (21) feira os vereadores de Sorocaba adiaram a votação do veto ao decreto do prefeito de Sorocaba José Crespo (DEM) que fazia uma série de exigências para que os motoristas pudessem trabalhar na cidade como: UBER e 99 deveriam ter sede fixa no município; os motoristas não poderiam ter débitos com a prefeitura referentes a impostos como IPTU. Esse documento também limitava o número de motoristas na cidade e permitia que a URBES (Empresa que regula o trânsito na cidade) multasse os motoristas. Eu, Marcelo Gaúcho, ouvi de alguns motoristas e também de usuários do serviço o boato de que o Prefeito de Sorocaba seria sócio de uma empresa de táxi do município. A questão fica no ar. Uma reunião foi feita entre o Prefeito, representantes dos taxistas e dos motoristas por aplicativo na manhã dessa sexta feira (24) e até o fechamento dessa edição nada havia sido decidido.

 

 

PRESOS ACUSADOS DE COMETER LATROCÍNIO EM SOROCABA

Segunda feira (20) a Polícia Civil de Sorocaba prendeu dois homens que participaram de um duplo latrocínio (roubo seguido de morte) no mês de maio em Sorocaba. Eles agiram em companhia de outro homem que foi preso no dia seguinte ao ocorrido.

Entenda o caso: O dono do estabelecimento comercial situado na Zona Norte de Sorocaba estava no fundo do prédio com seus dois (2) filhos quando ouviu sua esposa gritar por socorro. Nesse momento as câmeras de segurança do comércio mostram o homem e seus filhos próximos aos bandidos. O proprietário do mercadinho reagiu ao ato e com uma garrafa atingiu um dos meliantes na cabeça. Nesse momento outro algoz disparou contra ele e um de seus filhos. O pai morreu na hora, o filho foi socorrido por uma equipe do SAMU e também não resistiu e veio a óbito ainda no local dos fatos. No dia seguinte ao assalto um dos suspeitos de 34 anos foi detido pela Polícia Militar, sujo e ensanguentado escondido pela vizinhança. Os dois ladrões que estavam foragidos tem 35 e 28 anos.  O Delegado seccional de Sorocaba Dr. Acácio Leite disse em entrevista ao G1 SOROCBA JUNDIAÍ  que vai pedir para que a prisão temporária seja convertida em prisão preventiva. Todos os presos devem ser indiciados por Latrocínio.

 

MAIS UMA MINI CRACOLÂNDIA A CÉU ABERTO NA REGIÃO CENTRAL DE SOROCABA

Sorocaba tem se destacado negativamente nesse aspecto. São inúmeros pontos de venda de drogas por toda cidade e também espanta o número de locais onde viciados, batedores de carteira e prostitutas bem como travestis reúnem-se a céu aberto em plena luz do dia para fazer uso da pedra da morte. Nossa equipe flagrou mais um mini ponto de venda e consumo de crack em Sorocaba. O lugar fica embaixo de uma das mais importantes pontes da cidade. O cartão postal Sorocabano, permite acesso para as zonal LESTE, Norte e CENTRAL  do Município. Liga a Avenida São Paulo com a Rua 15 de Novembro ( Centro Empresarial/Comercial) e também da acesso para a Avenida Coronel Nogueira Padilha (Zona Leste) . Situado em meio a Avenida Dom Aguirre (Marginal) esse viaduto é ponto constante de roubos, assaltos e usado para descarte de produtos roubados.

FALSO FISCAL DO SAAE ATACA NA VILA ASSIS

Um homem de 37 anos foi detido pela P.M de Sorocaba na tarde dessa quinta feira (23) depois de tentar aplicar um golpe em uma idosa de 84 anos. Ele batia nas casas e se identificava com fiscal do SAAE , ainda dizia que no local haviam sido constatados vazamentos e que o morador do imóvel deveria pagar uma multa no valor de R$600,00. Antecipadamente ele obtinha informações acerca dos moradores das residências que investia, optando por locais onde estivessem idosos. No caso dessa senhora, o meliante entrou na casa e começou a vasculhar os cômodos, como banheiro e cozinha, e relatar sua história sobre os vazamentos. Nessa hora uma manicure que foi chamada para atender a idosa chegou ao local e desconfiou do rapaz. Pegou seu celular e tirou uma foto dele que prontamente a empurrou e fugiu. A moça saiu porta a fora gritando e chamando os vizinhos que detiveram o mesmo. A Polícia Militar foi acionada e conseguiu evitar o linchamento do bandido que sofreu espancamento por parte da população revoltada.

 

ESTELIONATÁRIOS SE PASSAM POR AGENTES DO PROCON

O CENTRO DE Sorocaba reúne muitos artistas, vendedores ambulantes, camelôs e também golpistas. A jogada da vez é a tentativa de venda de um novo Código de Defesa do Consumidor. Homens bem trajados entram nos estabelecimentos comerciais da região central da cidade e tentam, forçadamente, vender oque seria uma versão atualizada de um novo Código de Defesa do Consumidor. Mediante constrangimento verbal e certa dose de intimidação eles usam o argumento de que o comércio será multado em uma futura fiscalização. A gerencia do PROCON de Sorocaba alerta que o exemplar do documento está disponível para download no site – www.procon.sp.gov.br . A gerência informa também que a venda do documento não configura delito. Porém quando se trata de uma pessoa tentar se passar por falso agente, a mesma estará incorrendo no crime de falsidade ideológica.

 

Marcelo Gaúcho

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br