Santa Bárbara d´Oeste Variedades

Boas práticas de alimentação são trabalhadas entre alunos de escolas conveniadas de Santa Bárbara d’Oeste

A alimentação saudável é hábito em escolas da rede municipal e unidades conveniadas de Santa Bárbara d’Oeste. Os alunos atendidos pela Escola de Educação Infantil “Sonho Encantado”, da Cidade Nova, são acompanhados por nutricionista e estimulados a experimentar alimentos novos e saudáveis, aprendendo a comer melhor de maneira divertida.

A escola é uma das unidades contempladas com projeto “Boas práticas com Alimentação Saudável”, iniciado neste ano com o treinamento da cozinheira, palestra de conscientização de toda a equipe da escola, com estratégias de como estimular os alunos a experimentarem novos alimentos, escolherem aqueles que fazem bem à saúde e palestras, além de atendimentos aos pais para as melhores escolhas nas compras no supermercado.

Frutas, verduras e legumes são levados na sala de aula. São trabalhadas as cores, texturas, peso, formas, cheiro e os benefícios. Os alunos experimentam novos sabores dos alimentos regionais e tudo é aproveitado como sobremesa na hora da refeição. O almoço é balanceado e todas as refeições são elaboradas semanalmente pela nutricionista. Além de serem estimulados a provar o que não conhecem, se divertem com os alimentos cortados em formato de estrela, flores, animais e foguetes, entre outros que atraem as crianças.

“A Secretaria de Educação vem trabalhando o conceito de alimentação saudável também junto às escolas do programa Bolsa Creche. O objetivo é que a qualidade dos serviços prestados seja equivalente às creches municipais, conforme orientação do prefeito Denis Andia. Sendo assim, a escola Sonho Encantado materializa tais diretrizes por meio do trabalho pedagógico na alimentação escolar”, disse a secretária de Educação de Santa Bárbara d’Oeste, Tânia Mara da Silva.

Além do preparo da alimentação, nutricionistas atendem periodicamente os alunos, fazendo uma triagem, pesando, medindo, verificando a altura, pedindo exames, para verificar se estão saudáveis. As orientações das boas práticas são passadas aos pais juntamente com o diagnóstico.

As atividades desenvolvidas com as crianças também são enviadas aos pais para que se espelhem e continuem em casa. E o plano está dando certo. Os principais resultados são observados quando as crianças comem com prazer o que é saudável. A próxima etapa do projeto é elaborar receitas junto com os alunos e desenvolver um mini-livro. A primeira receita será brigadeiro de beterraba.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br