AutoMotor

BMW Group revela propostas de mobilidade para as marcas MINI e Rolls-Royce


O BMW Group segue sua proposta de revolucionar o futuro da mobilidade. E como parte das comemorações do centenário do grupo, celebrado em março, a empresa acaba de revelar mais dois veículos-conceito, desta vez para as marcas MINI e Rolls-Royce. E assim como o BMW Vision Next 100, veículo-conceito concebido pela BMW e apresentado à época, o MINI Vision Next 100 e o Rolls-Royce Vision Next 100 materializam o que a empresa acredita que será a mobilidade nas próximas décadas.

 

O MINI Vision Next 100, por exemplo, é a solução apontada pela MINI para várias questões-chave, como o futuro do carro sob o aspecto do envolvimento emocional e como a empresa pode atender a um mundo cada vez mais conectado e digitalizado. Entre as principais características do modelo-conceito está o uso criterioso de recursos do planeta em sua concepção. E, apesar da preocupação com a individualidade, a MINI volta seus olhos ao compartilhamento do automóvel, reconhecido pela diretriz “Todo MINI é o meu MINI”, e que reflete este pensamento.

 

Para a MINI, os entusiastas da marca terão à sua disposição um MINI totalmente apto e feito para atender às suas necessidades individuais onde quer que estejam, 24 horas por dia. O MINI do futuro estará totalmente acessível ao motorista, no local desejado e de uma maneira totalmente autônoma, adaptando-se aos desejos pessoais, interesses e preferências de quem estiver ao seu comando. E no centro dessa ideia está a inteligência digital e absolutamente conectada.

 

“A MINI procura oferecer mobilidade inteligente e evidenciada em cidades, e que envolvem todos os sentidos. E, no futuro, você não necessariamente precisará possuir um veículo para desfrutar dos benefícios“, explica o vice-presidente sênior de Design do BMW Group, Adrian van Hooydonk.

 

Entre as propostas para o futuro da mobilidade, o MINI Vision Next 100 traz cinco abordagens inteligentes para o tema. O “Digitalmente meu“, por exemplo, permite que o veículo se torne amplamente e instantaneamente adaptável às necessidades do motorista, fazendo com que ele sinta que é o seu carro, mesmo que ele não seja o seu proprietário de fato. O uso de materiais sustentáveis, como plástico reciclado e alumínio, além de outros menos usuais na indústria automotiva, como bronze, basalto e celulose; além da partilha de experiências, em que não só o uso do MINI é fracionado, mas o usuário passa a fazer parte de uma comunidade de usuários de gostos e pensamentos similares, também integram esta nova percepção sobre a utilização do automóvel.

 

Além da aparência futurista, o protótipo da MINI exibe no painel o „Cooperizer“, um instrumento circular posicionado no centro do painel e que já faz parte da identidade visual da marca. O dispositivo se ilumina como um caleidoscópio e as cores e padrões que ele produz simbolizam a inteligência digital multi-facetada do carro. Ele possibilita selecionar uma configuração customizada para cada condutor, envolvendo entretenimento, comunicações e opções de condução autônoma. Com o carro em movimento, o condutor pode influenciar a tomada de decisão do Cooperizer, uma vez que os controles giratórios permitem ajustes no habitáculo e no modo condução.

 

Para a MINI, no futuro, dirigir um MINI deverá continuar sendo divertido para que os motoristas possam continuar preferindo dirigir eles mesmos o mais frequentemente possível. O MINI Vision Next 100 leva o go-kart feeling para um outro nível. Seu interior tem um olhar puro e organizado, com muitos controles e telas. E a extremidade dianteira do vidro abre uma visão dinâmica da estrada, na qual telas de realidade aumentada mostram a rota ou linha de condução ideal, aumentando a sensação de pilotagem.

 

Rolls-Royce Vision Next 100

Considerado o primeiro veículo puramente visionário na história de 112 anos da marca, o Rolls-Royce Vision Next 100 também teve sua concepção alicerçada sobre argumentos específicos, como o futuro do luxo, a exclusividade, a superação das expectativas por parte dos clientes que buscam a perfeição, ou ainda a combinação entre o trabalho feito a mão e as novas tecnologias e tendências futuristas capazes de estabelecer novos padrões de luxo para as próximas décadas. E estas questões foram traduzidas em um veículo construído sobre uma plataforma leve e avançada, equipada com uma unidade elétrica de alta performance.

 

Assim como os outros protótipos Vision Next 100, o Rolls-Royce pode ser configurado de acordo com as necessidades de cada cliente, desde a distância entre-eixos até o desenho da carroceria, entre outras inúmeras especificações e equipamentos adaptáveis presentes no veículo. Entre os aspectos-chave para uma nova dimensão de luxo automotivo, o Rolls-Royce Vision Next 100 incorpora o conceito de Visão Pessoal, em que os próprios clientes poderão encomendar seus próprios carros aos projetistas da marca por meio de um chassi construído artesanalmente a partir de materiais avançados e alimentados por um motor de emissões zero.

 

O veículo também é equipado com um assistente virtual batizado de Eleanor, em referência à modelo Eleanor Thorton, que serviu de inspiração à confecção da estatueta Spirit of Ecstasy (Espírito do Êxtase), tradicional ornamento que adorna o capô dos modelos da Rolls-Royce. Trata-se de uma representação virtual do adereço que surge no visor de LED e cuja inteligência cibernética é capaz de aprender sobre as necessidades e interesses dos ocupantes.

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br