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Black Friday e os cuidados na hora de enviar os produtos para os consumidores

Data deve movimentar 2,43 bilhões de reais, segundo estimativas da Ebit/Nielsen

A Black Friday 2018 acontece no dia 23 de novembro e abre oportunidade para pequenas e médias empresas impulsionarem suas vendas. A expectativa é que somente neste ano a data movimente 2,43 bilhões de reais, um aumento de 15% em relação ao ano passado, segundo estimativas da Ebit/Nielsen. Mas com o aumento do número de pedidos, as lojas precisam estar atentas na hora de enviar os produtos, pois o prazo e a qualidade na entrega impactam diretamente na experiência do consumidor, e podem determinar ou não sua fidelização.

A data que movimenta tanto o varejo físico, quanto as lojas virtuais, pode gerar alguns problemas como danos aos produtos e atraso na entrega, já que a cada mil pedidos, 500 chegam depois do tempo prometido, segundo levantamento da Synapcom, empresa de gestão de e-commerce. Além de escolher o parceiro de entregas com cautela, alguns cuidados simples das lojas, na hora de preparar os produtos para o envio, podem evitar muitos prejuízos.

O especialista em logística, Claudio Alvadijan, CEO da Movetogo – startup de serviços de coleta e entrega, que opera em 100 cidades no Brasil – ressalta que a atenção neste período deve ser redobrada pelas lojas e empreendedores, já que durante o manuseio e o transporte, o produto está sujeito a todo tipo de dano. “É extremamente necessário que as pessoas que estão preparando os itens para envio conheçam algumas regras básicas, para não danificar os produtos”, comenta. O empresário cita algumas dicas para evitar problemas com os envios e aproveitar a Black Friday 2018 para faturar mais:

Não economizar em embalagem – é importante que o material seja reforçado e que as empresas estejam atentas à qualidade da embalagem, pois quanto melhor for a qualidade do material, menos riscos de sofrer danos terá o produto.

Se precaver em relação à avaria e ao extravio de produtos – questionar a transportadora sobre seguros e prazos, pois a loja / empreendedor deve estar ciente sobre todas as questões que envolvem o extravio, avaria ou roubo de encomendas, para que o cliente seja informado imediatamente caso isso ocorra.

Cuidado com caixa grande x produto pequeno – é necessário fazer a embalagem com dimensões muito próximas às dos produtos, já que, em caso de empilhamento, os itens podem ser amassados, o que pode aumentar a possibilidade de avaria dos produtos.

Se atentar ao envolver o produto – por não saber em qual meio de transporte seguirá sua encomenda (aéreo/ rodoviário), é recomendado que envolva a encomenda em saco plástico transparente, pois em caso de chuva, a encomenda estará bem protegida.

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Redação
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