24Horas RMC

Basílica Santo Antônio adquire órgão italiano

Para enriquecer as celebrações e tornar o canto sacro ainda mais belo, a Basílica Santuário Santo Antônio de Pádua adquiriu um órgão digital da marca italiana Viscount, especialista na construção de órgãos litúrgicos. O instrumento será inaugurado no dia 19 de agosto, às 19h, pelo primeiro organista da Basílica de São Pedro, no Vaticano, Josep Solé Coll.

 

O equipamento, modelo Vivace 30, conta com dois teclados manuais com 61 teclas e um teclado de pedais com 27 teclas. De acordo com o regente do Coro Monsenhor Nazareno Magi, Clayton Dias, o órgão permite infinitas combinações timbrística. “Com ele é possível reproduzir os sons de um órgão de tubos de maneira extremamente fiel com uma regulagem própria na reverberação do instrumento que é capaz de recriar o ambiente sonoro de uma pequena Igreja ou os ecos de uma grande catedral medieval”, explica.

 

Dentro da música sacra o órgão se caracteriza por ser o principal instrumento, sendo o único dentro da Igreja a possuir um rito próprio de bênção. O Papa Bento XVI já o colocava como o “rei dos instrumentos musicais”.

 

“A Basílica de Santo Antônio é um templo majestoso no qual a música sacra deve ressoar em toda a sua plenitude. Seja acompanhando o Coro Monsenhor Nazareno Magi, as equipes de canto ou como instrumento solista, o órgão acrescenta mais beleza à vida litúrgica e cultural da cidade de Americana”, avaliou Dias.

Para custear a compra do equipamento foi lançada uma campanha intitulada “Acordes do Bem”. A ação consiste na colaboração espontânea dos fiéis. A contribuição pode ser feita durante as missas ou na secretaria de pastoral da Igreja. Todos os doadores terão seus nomes inseridos em um “livro de ouro”.

 

“Fica o meu convite a todos nós que amamos a Basílica a colaborar com este glorioso momento que estamos vivendo, rumo aos 120 anos da Paróquia de Santo Antônio. Com a união e o esforço de cada fiel nossas celebrações serão ainda mais belas e propicias ao encontro com Deus”, comentou o reitor da Basílica, padre Leandro Ricardo.

 

A missa de inauguração será transmitida ao vivo pelo Facebook da Basílica.

 

 

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br