29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Barbarenses participam da 4ª Conferência de Políticas para as Mulheres

Compartilhe essa notícia!

A Secretaria de Promoção Social de Santa Bárbara d’Oeste e o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher realizaram nesta quarta-feira (16) a 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O encontro, na Escola Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) “Álvares Romi”, contou com a presença de autoridades locais, associações, representantes de conselhos municipais e respectivos conselheiros. Houve apresentação cultural, debate e avaliação de propostas, votação para eleger as delegadas municipais que representarão Santa Bárbara d´Oeste nas etapas estadual e nacional.

Com o tema “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”, o evento é uma oportunidade das mulheres se posicionarem sobre diversos assuntos e participarem da construção de políticas públicas específicas para este público. “O governo do prefeito Denis Andia possui em meio a seu secretariado cinco secretárias municipais, mostrando o envolvimento e valorização com as mulheres da cidade. Desde o início de 2013, demos um suporte maior para o Conselho da Mulher no fomento de políticas públicas, além da ampliação desde o começo deste mandato no convênio para abrigo para mulheres vítimas de violência, fortalecendo a atuação do CREAS e os CRAS na área”, explicou a secretária de Promoção Social, Maria Cristina da Silva.

Já a presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher, Ione da Silva, destacou os avanços das ações voltadas às mulheres nesta Administração. “Com relação às políticas públicas voltadas às mulheres na cidade, eu diria que Santa Bárbara avançou muito, onde podemos ressaltar que temos uma delegacia apenas para as mulheres, abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica, abrigo de pessoas em situação de rua, Centro de Referência em Saúde da Mulher, Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama, entre outros”, frisou. “Agradeço o empenho da Comissão Organizadora e à Prefeitura”, completou.

Na Conferência foram abordados quatro eixos temáticos. O primeiro tratou dos conselhos de direitos da mulher, análise das atuações, efetivações e desafios. Já o segundo eixo da análise das estruturas institucionais e de políticas públicas para a mulher no âmbito municipal. No terceiro eixo temático, a questão da participação das mulheres nos papéis de decisão no âmbito governamental e privado é tratada, buscando soluções para a igualdade. E o quarto eixo traz questões sobre o sistema nacional de políticas para as mulheres.

Também prestigiaram o evento a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva, o vereador Antonio Pereira, a delegada da Delegacia de Defesa da Mulher, Olívia dos Santos Fonseca, presidente da ACISB, Roberto Bonamim, presidente do Conselho Municipal do Idoso, Rodrigo Batagin, e a diretora de enfrentamento à violência contra as mulheres e equidade de gênero da Prefeitura de Santo André, Maria Cristina Pache Pechtoll, responsável pela palestra.

 

Fotos: Eduardo Deffanti

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!