24Horas Santa Bárbara d´Oeste

Baque de Santa faz show autoral na Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste na próxima sexta-feira (23)


O projeto Vozes Barbarenses, da Estação Cultural, espaço multicultural da Fundação Romi, realiza mais uma edição no palco Armazém, dia 23 de setembro a partir das 20h, com o grupo de maracatu Baque de Santa. O grupo traz um novo espetáculo, que promete envolver o público com timbres modernos misturados com o peso dos tambores. Este projeto é resultado do Concurso de Projetos Culturais nº 01/2015 da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Bárbara d’Oeste, conforme Contrato nº 125/2016 (PROCESSO ADMINISTRATIVO N° 2015/141-03-07) de 28/04/2016, cuja verba provém do Fundo Municipal de Política Cultural.

O Baque de Santa surgiu quando o diretor do grupo Rafael Curumin, depois de 10 anos morando fora do Brasil, decide voltar para Santa Bárbara d´Oeste e contribuir com a cidade criando o grupo e dando ao município uma nova atividade cultural. Viu que existia a necessidade de se fazer mais cultura e diversificar com a inclusão de outras culturas do país, para reforçar a identidade brasileira na população. “Vemos na cidade grande esforço para se manter culturas que vieram de outros países para cá, e pouca valorização da cultura brasileira”, afirma Curumin.

“O grupo traz muita influência das nações de maracatu antigas, essas que mantiveram essa cultura viva pelo decorrer dos séculos. Além da oficina que acontece semanalmente na Estação Cultural, o grupo, frequentemente, abre à população, oficinas com os renomados mestres dessa cultura nacional”, continua Rafael.

O Baque de Santa é um coletivo cultural que desenvolve diferentes vertentes das artes. Na música tem uma influência muito vasta e variada, que vão do maracatu tradicional até aos ritmos modernos como rock, funk, afrobeat, soul, jazz… e também os ritmos tradicionais do interior como catira, cururu, pagode de viola, jongo, batuque de umbigada, dentre outros. Muitos estilos musicais permeiam o universo musical do grupo, sempre valorizando os tambores e as tradições brasileiras, assim, propõe-se explorar novas possibilidades sem nunca perder o fundamento da cultura nacional.

A proposta do Vozes Barbarenses é reconhecer e valorizar músicos e grupos musicais de Santa Bárbara d´Oeste, especialmente aqueles que produzem conteúdo autoral. O maioria das composições do Baque de Santa são de autoria do diretor Rafael Curumin, que conta com a participação de outras pessoas do grupo como André Franchi, Alexandre Tarlei e Maikon Araki. Segundo Curumin “Também ocorre de ser feitas letras de improviso no momento, seguindo uma tradição do maracatu e outras culturas brasileiras. O grupo é aberto e estimula qualquer participante a escrever e compor considerando que todos podem entrar para nosso repertório”.

O maracatu é uma manifestação cultural popular brasileira, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, assim, o Baque de Santa pontua ter o maracatu de baque virado como uma força propulsora no sentido de criar um movimento cultural na cidade de Santa Barbara d´Oeste ligado às tradições brasileiras. “Queremos crescer e contribuir com a cidade e esperamos que esse movimento seja reconhecido. Vamos continuar sempre valorizando, respeitando e aprendendo da tradição do maracatu, tão rica e bela. Vamos também misturar o nosso sotaque na tradição, nossas influências e nossas experiências para tornarmos cada vez mais um movimento cultural brasileiro que dialoga com o tradicional e o contemporâneo, pois a cultura popular esta sempre em mutação, o importante é não perder as raízes”, conclui.

Serviço

Show do grupo de maracatu Baque de Santa
Projeto Vozes BarbarensesPalco Armazém, dia 23 de setembro a partir das 20hEstação Cultural, espaço multicultural da Fundação Romi
Av. Tiradentes, 02, centro, Santa Bárbara d´Oeste. Fone: 19.3455.4833. www.estacaocultural.org.br

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br