24Horas RMC

Banco de Sangue do HM pede para que doadores compareçam depois do Carnaval

Na quarta-feira de Cinzas, unidade abre normalmente

Para garantir o estoque de sangue, o Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi pede aos doadores e novos voluntários que procurem o Banco de Sangue após o Carnaval. O estoque até a festividade está completo, mas a unidade teme que após esse período não haja doadores.

A hematologista Dra. Fernanda Orsi, informou que o Banco de Sangue tem realizado campanhas durante os sábados para empresas e dessa forma conseguiu garantir o estoque para o Carnaval. “A nossa preocupação tem sido com o pós-carnaval quando as doações chegam a cair de 30 a 50%. A dificuldade pode se estender até o meio de março porque os voluntários não retornam para fazer novas doações. Estamos convocando os doadores assíduos, mas contamos com a ação voluntária de todos”, comentou.  Por essa razão, o Banco de Sangue vai abrir normalmente na quarta-feira de Cinzas, das 8 às 11h30. Na segunda-feira, estará fechado.

Dra. Fernanda ressaltou que o Banco de Sangue precisa diariamente, independente de campanhas, de todo o tipo sanguíneo e ressaltou a importância do ato. “Além da belíssima ação voluntária, os doadores são orientados quanto a vacina contra Hepatite B, oferecida gratuitamente em todos os postos médicos da cidade. Ela é destinada também aos doadores de sangue, basta apresentar o último comprovante de doação”, ressaltou.

O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária dos doadores que agora podem ter idade entre 18 e 69 anos. Para doar é necessário além de apresentar documento com foto, ter peso acima de 50 Kg, idade entre 18 e 69 anos, podem ser aceitos candidatos com idade de 16 e 17 anos, desde que tenha o consentimento formal do responsável legal.

O Banco de Sangue fornece algumas recomendações ao doador. Não é necessário ir em jejum, é preciso fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, evitar fumar por pelo menos 4 horas antes da doação e evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes a doação.

Os dias das coletas são de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30. O endereço é Rua Ana Almeida Pioli – Jardim Nossa Senhora de Fátima, ao lado da obra do novo Hospital Municipal. Para ter acesso ao local, é necessário contornar o quarteirão da obra e virar a direita na Rua Ana Almeida Pioli onde também está localizado o Serviço de Assistência Especializada em Doenças Sexualmente Transmissíveis.

 

 

Unidade de Imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br