28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Banco de sangue do HM de Americana recebe doação de atiradores

Compartilhe essa notícia!

Um grupo de 30 atiradores do Tiro de Guerra de Americana realizou nesta quinta-feira (1º) doação de sangue para o banco de sangue do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”. A ação foi resultado de um pedido feito pelo secretário municipal de Saúde, Gleberson Miano, ao primeiro sargento, Evaldo Zuzarte França, que convocou os atiradores para o ato.

Ao ser informado pelo HM de que o estoque estaria baixando, Gleberson disse que se lembrou de quando foi atirador em Americana e ajudava em campanhas diversas, momento em que tomou a iniciativa de solicitar a colaboração do TG. “Quando fui informado que no final de semana nós estaríamos com déficit de bolsas de sangue, lembrei da época em que fui atirador em Americana e participava dessas campanhas para ajudar o município”, recordou. Ele agradeceu a colaboração dos atiradores, bem como do primeiro sargento, a quem reconheceu a prontidão em atender seu pedido. “Prontamente o sargento disponibilizou 30 atiradores que estão nos ajudando, fazendo a doação de sangue pra melhorar os nossos estoques.”, enfatizou o secretário.

O grupo foi dividido em três turnos, sendo 10 atiradores para cada hora de coleta, que teve início às 8h. Com essa distribuição por horário, o banco de sangue não precisou fazer nenhum esquema especial para atender outros doadores, já que as doações acontecem de segunda a sexta-feira, exceto às quartas-feiras e feriados, das 8h às 11h30.

Ao final da manhã, somente os atiradores haviam contribuído com 44 bolsas de sangue, o que irá ajudar na manutenção regular do estoque para as transfusões, considerando a proximidade do feriado de Finados, que por ser prolongado faz aumentar o número de transfusões em consequência de acidentes, principalmente os de trânsito, que estatisticamente é maior nesses períodos do ano.

De acordo com o Hospital, a doação feita pelos atiradores foi para todos os tipos sanguíneos, porém, os tipos mais utilizados e que geralmente baixam o estoque são A e O, tanto negativo como positivo. De janeiro deste ano até o mês de outubro, o banco de sangue contabilizou 300 doações, aproximadamente, feitas por doadores regulares.

Fotos: Divulgação

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!