Banco de Alimentos de Campinas é exemplo para municípios paulistas

Na foto: Érico Pozzer (presidente Consea-SP), Cristina Richa (Conab-SP), Bruna de Angelis (Banco de Alimentos de Campinas) e José Valverde (Consea-SP)

A coordenadora do Banco de Alimentos de Campinas, Bruna Saleh de Angelis, fez palestra em São Paulo nesta quarta-feira, dia 5 de abril, a convite do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-SP). Ela falou sobre a experiência bem-sucedida e premiada do Banco de Alimentos – sediado e mantido pela Ceasa Campinas, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar -, na 44ª Reunião Plenária do Consea-SP, no auditório da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.

A palestra marcou o início de uma parceria entre a Ceasa Campinas, o Banco de Alimentos e o Consea-SP, que visa utilizar a experiência campineira como referência na formulação de políticas públicas de segurança alimentar e na implementação de bancos de alimentos em todo o Estado. Essa parceria foi anunciada em reunião na Ceasa Campinas, no último dia 17 de março, entre o secretário-executivo do Consea-SP, José Valverde, e o presidente da Ceasa, Wander Villalba, entre outros integrantes da administração da empresa.

 O evento do Consea-SP contou com a presença de representantes do governo estadual, entidades da sociedade civil, associações, organizações populares, pesquisadores e especialistas relacionados ao tema. Entre os convidados, estavam presentes o presidente do Consea-SP e da Associação Paulista de Avicultores, Érico Pozzer, e a assistente da Superintendência Regional em São Paulo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Cristina Richa, além de Valverde.

 “A participação do Banco de Alimentos de Campinas é muito importante em face do bom exemplo de gestão que o banco apresenta, assistindo, no conjunto das atividades desenvolvidas, um total de 45 mil pessoas. Isso é muito significativo”, disse José Valverde.

Segundo ele, a expertise do banco campineiro permite ao Consea-SP “dar um passo inicial na elaboração de um manual que possa orientar municípios e entidades a conceberem e implementarem bancos de alimentos”. O secretário-executivo do Consea-SP concluiu dizendo que “essa parceria Consea e Banco de Alimentos de Campinas surge com esse propósito maior de colocar em evidência não só a concepção, mas também a gestão de bancos de alimentos no Estado de São Paulo”.

Trabalho

 A coordenadora do Banco de Alimentos comemorou o resultado da reunião. “Nosso trabalho ficou mais conhecido em nível estadual, estavam presentes vários conselheiros de outros municípios. Conseguimos passar nossas experiências, pois a maioria dos conselheiros não tinha conhecimento do trabalho do Banco de Alimentos”, disse Bruna. 

No próximo dia 26, Bruna fará nova palestra, desta vez a convite do Consea e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Comentários
Posted Under