Banana da Terra: conheça os benefícios

No Brasil os cinco mais populares tipos de banana são: maçã, prata, nanica, da terra e ouro.

A banana terra também conhecida como “chifre de boi” ou “banana comprida”, se enquadra na posição de maior banana entre todos outros tipos, podendo pesar até 500 gramas a unidade e medir até 26 centímetros.

A Banana da terra é de difícil digestão quando consumida em sua forma in natura desta forma deve ser utilizada no preparo de pirão ou como complemento principal das refeições em sua versão frita ou assada.

Um dos maiores benefícios da banana da terra está na grande quantidade de vitaminas A e C e potássio (cerca de 328 mg por cada 100 gramas de fruta) presentes em sua composição e por seu alto teor de nutrientes essenciais ao organismo humano, essa variedade é considerada a mais benéfica à saúde, podendo trazer os seguintes efeitos ao corpo: redução da pressão arterial; alívio de febres; melhora da digestão; eliminação de verrugas; fortalecimento dos ossos; combate ao tabagismo; redução do estresse; previne enjoo matinal de gestantes; combate à depressão; amenização de câimbras e dores musculares; melhora da visão; normalização dos batimentos cardíacos; combate à anemia; maior controle dos níveis de açúcar no sangue; fornecimento de mais energia e disposição para as atividades do dia a dia.

A banana da terra é bastante calórica, o que pode provocar o efeito reverso no processo de perda de peso. Para cada 100 gramas de banana da terra há 128 calorias, o que pode pesar muito na alimentação se for consumida diariamente.

RECEITA

Banana da Terra Assada

Ingredientes: 6 bananas-da-terra bem maduras; 1/2 colher (sopa) de manteiga;

1 colher (chá) de açúcar mascavo; 1 colher (chá) de canela em pó; 1 pitada de  noz-  moscada.

Modo de preparo

Reaqueça o forno a 180°C.

Mantenha as cascas das bananas e corte-as ao meio no comprimento.

Arrume as bananas numa assadeira e passe a manteiga com o auxílio de uma faca.

Em um recipiente pequeno misture o açúcar, a canela, a noz-moscada e salpique nas bananas.

Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos ou até que fiquem macias e douradas.

Rendimento: 6 porções

 

Autor: Audicéia de Fátima Januário – Nutricionista, CRN 4913

Fontes:

https://www.unicamp.br/nepa/taco/contar/taco_versao2.pdf

http://allrecipes.com.br/receita/8132/banana-da-terra-assada.aspx

 

Comentários