19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Balanço de habitação da cidade de Indaiatuba é positivo

Compartilhe essa notícia!

MAIOR PROJETO HABITACIONAL DA HISTÓRIA DE INDAIATUBA É LANÇADO EM 2013

 

A Secretaria de Habitação da Prefeitura de Indaiatuba realiza o balanço das ações concretizadas em 2013. De acordo com o secretário da pasta, Luiz Henrique Furlan, o grande feito do setor foi o lançamento do maior projeto habitacional de Indaiatuba com 2.048 apartamentos populares da Faixa 1 do Programa Minha Casa Minha Vida, na Zeis (Zona Especial de Interesse Social).

O empreendimento denominado Campo Bonito será localizado no Bairro Buru, a área é de propriedade da HM Engenharia e Construções S.A, do grupo da Construtora Camargo e Correia, que firmou parceria com os entes envolvidos para a realização do empreendimento. O projeto desenvolvido por Indaiatuba será usado pelo Ministério das Cidades e pela CAIXA como modelo padrão a ser aplicado no Brasil. O local com área de 646.516,49 mil metros quadrados terá mais 800 casas da faixa 2 do PMCMV e 462 lotes mistos (comercial e residencial) na segunda etapa. Em outra etapa terão em torno de dois mil lotes residenciais.

Em fase de conclusão de obra estão as 80 casas sobrepostas para famílias de área de risco, irregular ou em vulnerabilidade social, Residenciais Tamoios I e II, no Jardim Carlos Augusto Camargo Andrade. Este ano também foi concluído o fechamento do grupo para início de obra dos 296 apartamentos do Residencial Vitória Régia, no Bairro Caldeira. “Com esses projetos habitacionais vamos beneficiar 5.686 famílias de Indaiatuba, atingindo um publico maior e dando melhor condição de vida às famílias de Indaiatuba, mantendo o município com qualidade para a moradia”, comenta Furlan.

Neste mês de novembro foi entregue para a CAIXA o PTTS (Projeto de Trabalho Técnico Social), desenvolvido pelas técnicas da Secretaria da Habitação, que deverá ser executado junto às famílias selecionadas para os Residenciais Tamoios I e II, no Jd. Carlos Augusto Camargo Andrade, exigência do Programa Minha Casa Minha Vida faixa1.

A Secretaria Municipal de Habitação em parceria com a Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social realizou um levantamento socioeconômico das famílias moradoras no Conjunto Habitacional Veredas da Conquista, Bairro Mato Dentro, com o objetivo de conhecer as condições atuais daquele território e elaborar propostas e ações educativas para a população.

O Convênio do Programa Estadual de Regularização de Núcleos Habitacionais Cidade Legal foi renovado. Essa é uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado. Tal convênio tem como objetivo e prioridade a redução dos valores pagos aos cartórios para o primeiro registro de imóveis de interesse social.

Para melhorar a administração do Conjunto Habitacional Lúcio Artoni – CDHU; a Secretaria da Habitação participou de reuniões e assembleias com os moradores para organização condominial juntamente com Concremat Engenharia e Tecnologia, empresa que presta serviços para o Conjunto. Da mesma forma intermediou reunião entre os representantes do condomínio Cocais com a administradora Logos Imobiliária e Construtora Ltda. e a Caixa Econômica Federal. A ação foi tomada após diversas reclamações dos moradores referente à prestação de serviço da administradora.

Segundo o dirigente da pasta a expectativa para o próximo ano é iniciar as obras do Campo Bonito e monitorar as obras que estão em andamento, além da compra de área, na Zeis 2 com os recursos do Fumhabit (Fundo Municipal de Habitação) gerados pela Lei Municipal 5.450/08 que atualmente chega a 10 milhões de reais. “Nosso trabalho para 2014 é acompanhar de perto a execução dos projetos habitacionais e continuar o atendimento diário para atualização das famílias cadastradas na Secretaria da Habitação, este ano a média diária foi de 40 atendimentos. Iniciamos também um cadastro informatizado de todas às famílias que já foram contempladas em algum programa habitacional esse trabalho terá continuidade, para melhorar o acesso à informação dessas famílias e prestar um melhor atendimento”, ressalta e conclui Furlan.

DSI_4103

Crédito: Arquivo- Eliandro Figueira SCS/PMI

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!